Bizdirect e Politécnico de Viseu promovem webinar para celebrar o Dia Mundial do Ambiente

Bizdirect e Politécnico de Viseu promovem webinar para celebrar o Dia Mundial do Ambiente

Categoria Advisor, Agenda

Bizdirect, empresa tecnológica portuguesa do grupo Sonae IM, e o Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGV) do Politécnico de Viseu, vão promover um Webinar intitulado “O Ambiente e as Pandemias no Século XXI“, no contexto do Dia Mundial do Ambiente, que se celebra no próximo dia 5 de junho, sexta-feira. As inscrições na iniciativa, que decorre entre as 11h00 e as 12h30, devem ser feitas aqui.

Esta iniciativa acontece no âmbito de uma parceria estratégica entre o Politécnico de Viseu, através do Departamento de Ambiente da ESTGV,  que se dedica ao ensino e investigação na área do ambiente, e a Bizdirect que, no meio empresarial, atua no digital, tendo como intuito promover uma maior sustentabilidade ambiental. O Departamento de Ambiente da ESTGV é responsável pelo programa científico de “O Ambiente e as Pandemias no Século XXI” e a Bizdirect apoia a componente técnica da organização.

Pedro Baila Antunes (Politécnico de Viseu), Pedro Esteves (Universidade do Porto) e Francisco Ferreira (Universidade Nova de Lisboa) são os conferencistas convidados para falar dos impactos da atividade humana no Ambiente, numa sessão que conta com a moderação de Luís Teixeira de Lemos, docente do PV.

Hugo Gonçalves, Head of Marketing da Bizdirect, encara com satisfação a associação ao Departamento de Ambiente da ESTGV na organização deste “momento de interação e reflexão sobre a temática da Sustentabilidade Ambiental junto de profissionais e comunidade académica”. De acordo com este responsável, o tema da Responsabilidade Ambiental, “que já era extremamente atual e urgente”, é parte integrante da política corporativa da Bizdirect, “sobretudo no atual contexto pandémico onde o trabalho remoto e consequentemente a digitalização de processos, têm tido um contributo essencial para a redução da pegada ecológica”.

Para a diretora do Departamento de Ambiente da ESTGV, Isabel Brás, “o ambiente tem vindo a ser afetado de forma crescente pela atividade humana. Ecossistemas destruídos, degradados ou sob pressão propiciam o aparecimento de doenças infeciosas com efeitos que podem ser devastadores para a Humanidade”. A docente indica que a crise da Covid-19 constitui também “uma inesperada oportunidade de aprendizagem que permite mudar o paradigma de desenvolvimento económico e social para um futuro verdadeiramente sustentável”.

Isabel Brás saúda o apoio concedido pela Bizdirect à promoção desta iniciativa, num momento “onde pretendemos precisamente alertar para estas questões e chegar ao meio académico e a toda a comunidade no sentido de sensibilizar e retirar conclusões destes acontecimentos e assim sermos capazes de definir estratégicas para o futuro”.

Programa

5 de junho, sexta-feira, 11 horas

  • Boas-vindas;
  • O Ambiente e a emergência de pandemias – Pedro Baila Antunes, Politécnico Viseu;
  • Os riscos para a Saúde Humana do COVID-19 e de futuras pandemias – Pedro Esteves, Universidade do Porto;
  • Os efeitos no ambiente da alteração dos hábitos decorrentes da “nova” normalidade – Francisco Ferreira, Universidade Nova de Lisboa.