Boom volta a ser considerado um dos festivais mais sustentáveis do mundo

by Redação Ambiente Magazine | 17 Janeiro 2017 11:03

O Boom Festival, em Idanha-a-Nova, acaba de ser premiado pela quinta vez consecutiva com o galardão “Outstanding Greener Festival Award“, uma iniciativa internacional que distingue eventos exemplares para a indústria através das suas práticas de sustentabilidade.

O Programa Recomeçar, que valeu este reconhecimento, engloba desde a obrigatoriedade de todos os restaurantes usarem material biodegradável, passando pela criação de composto com restos de comida, saneamento, energias renováveis, reciclagem de comida, até um programa de revitalização da economia local.

Segundo Artur Mendes, membro da organização do festival, “há um esforço crescente e uma preocupação da nossa parte para promover a consciencialização”, através da iniciativa. Este prémio “é o resultado de um trabalho árduo desenvolvido”, frisa, “não esquecendo o apoio logístico que nos tem sido providenciado pelo município de Idanha-a-Nova.” Através da parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova e juntas de freguesia locais, o festival empregou 200 pessoas da região nesta edição.

Este ano, o festival contou com a adesão de 154 países, sendo que 15% representam portugueses. A organização disponibilizou 211 autocarros desde Lisboa, Madrid, várias cidades de França e Suíça, que transportaram cerca de 30% do público. Em termos de alimentação, 77% das opções alimentares foram vegetarianas e muitos dos produtos utilizados foram fornecidos por produtores locais.

De realçar ainda as estações de painéis solares, responsáveis por produzir energia para determinadas áreas de trabalho da organização e ajudar na irrigação da Herdade da Granja que, desde dezembro de 2015, tem 550 novas espécies nativas resultantes do processo de reflorestação.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/boom-volta-a-ser-considerado-um-dos-festivais-mais-sustentaveis-do-mundo/