Bosch, DHL e Veniam entre os oradores das Conferências do Portugal Smart Cities Summit

Bosch, DHL e Veniam entre os oradores das Conferências do Portugal Smart Cities Summit

Categoria Advisor, Agenda

É já de 21 a 23 de maio que o Portugal Smart Cities Summit regressa, com nova localização, mais área ocupada e mais municípios, startups e empresas presentes. Patrocinado pela NOS, “O Futuro Passa Aqui” é o mote deste evento, o local por excelência de convergência e o marketplace físico de criação de oportunidades entre empresas, universidades, associações, startups e municípios, com um objetivo comum: debater o futuro das smart cities e promover oportunidades de negócio entre o mundo académico, empresarial e da administração local.

Já confirmados estão os municípios de Vila Nova de Famalicão, Aveiro, Águeda, Loures, Seixal, Fundão, Oeiras, Viseu, Sintra, Portimão, Cascais, Abrantes, Bragança, Castelo Branco e Santarém, que participam no evento para apresentar as suas soluções e medidas sustentáveis.

Esta mudança de localização é uma aposta, não só no aumento quantitativo (de expositores e visitantes) como também qualitativo, com a presença de oradores de renome a nível internacional no que toca a tecnologias, mobilidade, e desenvolvimento e investigação da rede constituinte das smart cities e conferências de debate sobre os temas mais relevantes da actualidade quando se pensa em cidades inteligentes.

Conferências são parte fulcral do evento
São 11 conferências divididas por três dias, um dos elementos diferenciadores do evento, com oradores de renome a nível nacional e internacional.

No dia 21, o Portugal Smart Cities abre com a Cimeira dos Autarcas, o culminar do Smart Cities Road Show, organizado pela ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses. O Financiamento Europeu também será abordado, seguido da sessão “Connecting People With Cities”, com a presença do Comissário Europeu, Carlos Moedas.

No dia 22, transformação digital, energia e mobilidade estão em destaque. A Conferência “Energy Live” conta com oradores da EDP Distribuição, da GALP, da empresa portuguesa de iluminação Schneider Electric, da Siemens e de Bertrand Van Ee, da empresa holandesa AWECT.

Em simultâneo realiza-se a Conferência “Digital Transformation collab with x IBM | Warpcom | Cisco | Schneider Electric”, que conta com a presença de Bernd Heinrichs, Executive Vice President da Bosch, para além de representantes das empresas que dão nome à conferência. O segundo dia de evento termina com a Conferência “Smart Mobility Powered by GALP Energia”, dedicada inteiramente às soluções de mobilidade nas cidades.

O Portugal Smart Cities Summit termina no dia 23 com a Conferência “Smart Cities Powered by NOS”, que apresenta uma série de medidas já implementadas e outras embrionárias que se destinam a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, “Top Women in Tech”, com a presença de mulheres que se destacaram no sector tecnológico, das quais duas são internacionais: Inês Nasri da WebPower e Sarah Hanachi da Tunisia Digitalis.

A última Conferência “Água e as Cidades do Futuro”, coloca exemplos de cidades portuguesas e a sua utilização da água com, por exemplo, o caso de reutilização de água em Israel.

O Portugal Smart Cities Summit decorre de 21 a 23 de Maio na FIL, das 9h00 às 19h00.  Dividido em exposição e Conferências, o preço para visitar apenas a exposição é de 8€. Para visitar exposição e assistir a todas as Conferências, o valor é de 50€, com acesso ilimitado ao recinto nos três dias do evento.

Toda a programação do evento, em constante atualização, pode ser consultado em www.portugalsmartcities.fil.pt/programa-2019/.