Brasil anuncia corte de emissões de gases do efeito estufa

Brasil anuncia corte de emissões de gases do efeito estufa

O Brasil anunciou hoje que reduziu as emissões de gases com efeito de estufa em quase 1,3 mil milhões de toneladas este ano, graças à redução do desmatamento e melhoria no tratamento da terra, informa a agência Lusa.

Os números, avançados pelo Governo brasileiro durante a Conferência do Clima COP24, a decorrer na Polónia, indicam que o Brasil cumpriu os seus compromissos internacionais de reduzir a emissão dos gases causadores do efeito de estufa em até 38% antes de 2020. Já alguns países ricos, como a Alemanha, indicaram que não devem atingir as metas de emissões.

O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Edson Duarte, disse que os cortes mostraram que “mesmo os países em desenvolvimento que enfrentam desafios económicos e sociais ainda podem cumprir seus compromissos com as metas estabelecidas para 2020”. Embora o país tenha obtido resultados positivos, o futuro presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sugeriu que não protegerá a vasta floresta amazónica do desmatamento, após assumir funções, em janeiro.

A COP24 reúne, entre os dias 2 e 14 de dezembro, quase 200 países na cidade de Katowice, na Polónia, para finalizar as regras do Acordo de Paris que foi firmado em 2015 e trata do controlo do aquecimento global.