Brigada do Mar promove “sétima descontaminação” nas praias de quatro concelhos da região Centro

Brigada do Mar promove “sétima descontaminação” nas praias de quatro concelhos da região Centro

Categoria Ambiente, Resíduos

A Brigada do Mar regressou às praias dos concelhos da Marinha Grande, Leiria, Pombal e Figueira da Foz para uma ação de limpeza nos cerca de quarenta quilómetros de areal entre São Pedro de Moel e Praia de Lavos. De acordo com a informação enviada pela Associação esta é a “sétima descontaminação” organizada na região, tendo retirado da extensa faixa de areal “cinco toneladas de resíduos de grandes dimensões, entre eles duas mil armadilhas para apanha de polvo, embalagens de plástico, redes de pesca, lixo urbano variado, como por exemplo eletrodomésticos, pneus, lâmpadas, botijas de gás”.

O responsável da Brigada do Mar, Simão Acciaioli refere que “cerca de 80% do lixo encontrado, em volume, provém da atividade piscatória e das embarcações”, acrescentando que “encontrámos também uma quantidade anormal de resíduos coberto de percebes, o que significa que este lixo estava no mar há bastante tempo, além de quinze golfinhos em decomposição e muitas centenas de caravelas portuguesas”.

Pela tipologia e rotulagem é possível atribuir a origem de uma parte destes resíduos. Muito deste lixo tem “proveniência na Ásia, norte de África, continente americano e Espanha”, refere o mesmo comunicado. No que diz respeito aos resíduos de menores dimensões, sobretudo plástico, algum vem diretamente das “Estações de Tratamentos de Águas Residuais, como é o caso dos bastões de cotonetes, em grande quantidade”. Uma selecção do lixo encontrado e recolhido nestes concelhos servirá para produzir uma instalação artística. O restante será encaminhado para o circuito de reciclagem e tratamento.

Esta ação de limpeza e descontaminação conta com o apoio de My Planet da Navigator, Yamaha Portugal, Parque de Campismo da Praia do Pedrógão e das câmaras municipais da Marinha Grande, Leiria, Pombal e Figueira da Foz.A Brigada do Mar tem previstas mais ações regulares de descontaminação desta faixa litoral de maneira a diminuir a quantidade de lixo acumulada. Sob o lema “indignação com ação”, a associação já limpou em Portugal mais de 600 km lineares de costa, retirou mais de 550 toneladas de lixo do areal e com ela colaboraram mais de mais de 6000 voluntários, em mais de 200 dias efectivos de iniciativas de limpeza e sensibilização.

Foto cedida pela Brigada do Mar