Bruxelas liberta hoje 200 milhões de euros para redes de energia transfronteiriças

Bruxelas liberta hoje 200 milhões de euros para redes de energia transfronteiriças

Categoria Ambiente, Energia

A Comissão Europeia lançou hoje um convite à apresentação de propostas no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa (MIE) para contribuir para o financiamento de projetos de infraestruturas de energia vitais na União Europeia. Serão disponibilizados 200 milhões de euros para projetos que visam eliminar estrangulamentos que impedem o livre fluxo de energia entre os Estados‑Membros da UE.

Com um total de 800 milhões de euros de subvenções previsto para 2016, este é o primeiro de dois convites à apresentação de proposta ao abrigo do MIE deste ano. O prazo-limite para apresentação de candidaturas é 28 de abril de 2016.

Além disso, o Plano de Investimento para a Europa, já ajudou a financiar 21 projetos no setor da energia e da ação climática. Este plano pretende remover obstáculos ao investimento, proporcionando visibilidade e apoio técnico a projetos de investimento e utilizando de uma forma mais inteligente recursos financeiros novos e existentes. Para atingir estes objetivos, o planto está ativo em três áreas: na mobilização de investimentos de pelo menos 315 mil milhões de euros em três anos, no apoio ao investimento na economia real e na criação de um ambiente que propicie o investimento.