BUONDI Surf Sessions está de regresso com as primeiras pranchas eco sustentáveis para surf adaptado

by Cristiana Macedo | 3 Setembro 2020 15:20

As BUONDI Surf Sessions estão de regresso ao areal português. A sexta edição da iniciativa promovida pela marca de cafés readaptou-se para corresponder aos cuidados a ter em tempo de pandemia e terá este ano apenas duas aulas de surf: a primeira decorreu no passado sábado, 29 de agosto, em Matosinhos, e a segunda aula está prevista para 19 de setembro, em Carcavelos. O evento que integra crianças e adultos com deficiência motora, visual ou cognitiva estreia as “primeiras pranchas eco sustentáveis para surf adaptado” produzidas pela Buondi em parceria com a SURFaddict e a Ferox Surfboards, refere a marca em comunicado.

A edição 2020 repete o compromisso da Buondi com o apoio às comunidades onde está presente e reforça ainda mais este ano a sua componente ambiental, sendo estes dois dos pilares fundamentais da Nestlé no cumprimento do seu propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

Inovação ao serviço das primeiras pranchas eco sustentáveis para surf adaptado

Nesta edição, a marca de cafés portuguesa e a SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado – reforçam a importância de integrar socialmente as camadas mais sensíveis da população – principalmente em contexto de distanciamento social. João Graça, marketing manager da Nestlé Professional, destaca que “mesmo nos contextos mais adversos é fundamental encarar o futuro pela positiva e não deixar de usufruir momentos de descontração e lazer, fora de casa”.

A iniciativa deste ano dá ainda um contributo muito importante para a inovação com cunho português, com o desenvolvimento das primeiras pranchas para surf adaptado com produção sustentável. Para Nuno Vitorino, da SURFaddict, “a oportunidade lançada pela Buondi, de desenvolvermos em conjunto pranchas de surf adaptado com uma maior preocupação ambiental, foi um desafio muito entusiasmante porque partilhamos esta forma de encarar a ligação ao mar com amor e respeito”. Nuno Vitorino explica ainda que, em cooperação com a Ferox Surfboards, “foi possível perceber que o surf adaptado precisava de pranchas mais largas e com mais volume, de modo a assegurar uma maior estabilidade.”

As novas pranchas são compostas por um núcleo de esferovite reciclado, bem como um eixo central de madeira igualmente reciclada. Todas as fibras utilizadas são de matéria orgânica, as tintas são à base de água e os todos os materiais utilizados são amigos do ambiente.  Para Octávio Lourenço, da Ferox Surfboards, a inovação “foi um grande desafio, mas muito gratificante porque permitiu partilhar e desenvolver o conhecimento técnico e colocá-lo ao serviço de uma causa muito especial”.

Desde a primeira edição, as BUONDI Surf Sessions já envolveram mais de 3.000 participantes. Para Pedro Sampaio, Brand Manager da Buondi, “é muito gratificante poder continuar a contribuir para a inovação no surf adaptado e assim, mostrar que todos podemos tirar o melhor do dia, com experiências intensas independentemente da nossa condição. A ligação da BUONDI ao surf nasceu com a marca e continua a ser um dos eixos do seu propósito, quer com o apoio à democratização e inclusão da modalidade, promovendo o surf para todos, em parceria com a SURFaddict, mas também no apoio a jovens atletas portugueses, sendo o café oficial das seleções nacionais de surf – através do patrocínio à Federação Portuguesa de Surf”.

A marca compromete-se ainda a cumprir liminarmente todas as normas estabelecidas pelas autoridades e exigidas no âmbito específico da realização de aulas de surf. A localização das aulas está igualmente sujeita a mudança em função de eventual excesso de lotação das praias.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/buondi-surf-sessions-esta-de-regresso-com-as-primeiras-pranchas-eco-sustentaveis-para-surf-adaptado/