Burberry é líder em marcas de luxo no Dow Jones sustentabilidade 2018

Burberry é líder em marcas de luxo no Dow Jones sustentabilidade 2018

Categoria Advisor, Empresas

Burberry lidera o mercado em marcas de luxo no Dow Jones Sustainbility Index 2018 (DJSI) e foi incluída pelo quarto ano consecutivo no sector “Têxtil, Vestuário e Artigos de Luxo”. Duas conquistas que reforçam o compromisso da marca para impulsionar mudanças positivas, assim como o seu progresso inicial em direção às metas de responsabilidade social para 2022, lançadas em 2017.

O índice é um indicador de referência para os investidores que incluem nos seus investimentos questões de sustentabilidade. É um indicador global que avalia factores económicos, ambientais e sociais.

A Burberry está ainda classificada no FTSE4Good Index e MSCI World ESG Leaders Index, participante do Carbon Disclosure Project (CDP), signatária do Pacto Global da ONU, interveniente da Ethical Trading Initiative, sócia da Living Wage Foundation e parceira principal na iniciativa Make Fashion Circular da
Fundação Ellen MacArthur.

No último ano, a Burberry apresentou algumas das suas novas metas de responsabilidade social, “Creating Tomorrow’s Heritage”, centrada em três objectivos, que permitem diminuir a pegada ambiental produzida pela marca:

Novas abordagens para a reavaliação de resíduos, tornando ao mesmo tempo a energia neutra em carbono nas suas próprias atividades.

Assim, como parte deste projeto, a Burberry lançou uma parceria de cinco anos com a empresa de luxo sustentável Elvis & Kresse para transformar 120 toneladas de produtos de couro em novos produtos. A marca colabora ainda com empresas de reciclagem de têxteis no Reino Unido e Itália. Adquiriu 48% da sua energia (incluindo 56% da sua eletricidade) através de fontes renováveis em 2017/18, um aumento de 24% em relação ao ano anterior. A Burberry é ainda membro do RE100 que impulsiona a demanda por energia de baixo nível de carbono.

Recentemente a marca anunciou que vai parar com a prática de destruir produtos invendáveis, um compromisso que é apoiado pela sua estratégia de combater as causas do desperdício.

Garantir a 100% que os produtos Burberry têm mais de uma característica que gera mudanças positivas

Características positivas estão relacionadas com progressos sociais e ambientais conseguidas no processo de fabrico ou da própria matéria-prima. Por exemplo, se o produto é produzido com algodão fornecido pela Better Cotton Initiative ou com couro de um curtume certificado, consideramos que ambos têm um atributo positivo.

Um ano após o início da nova estratégia, 14% dos produtos Burberry têm mais que um atributo positivo e 28% um atributo positivo.

No ano passado, a marca apoiou a Burberry Foundation no desenvolvimento do Burberry Material Futures Research Group com a Royal College of Art para descobrir novos materiais sustentáveis e produzir pesquisas inovadoras que poderão ser aplicadas em toda a indústria da moda.

A Burberry confirmou recentemente também que deixará de usar pelo de animais e terminará com os produtos de pelo existentes.

Apoiar um milhão de pessoas nas comunidades que suportam os negócios da Burberry e a indústria do luxo

Até ao momento, a Burberry impactou positivamente 23.000 pessoas através de programas comunitários internacionais, como por exemplo a parceria da Burberry Foundation com a Oxfam na Itália, para ajudar a apoiar a união da comunidade Toscana ou a colaboração com a Oxfam e Pur Projet no Afeganistão para desenvolver um ambiente mais inclusivo e sustentável na indústria da caxemira.

A Burberry Foundation trabalha também com a Teach First, The Careers & Enterprise Company e MyKindaFuture para apoiar jovens em comunidades carenciadas em Yorkshire e Londres. Atualmente, mais de 800 alunos participaram em workshops escolares, dias de inspiração e semanas de experiência profissional, enquanto mais de 10.000 alunos tiveram um maior acesso ao mercado de trabalho e oportunidades profissionais.

Leanne Wood, Burberry’s Chief People, Strategy and Corporate Affairs Officer disse: “Estamos extremamente orgulhosos pelo facto da Burberry ser a marca de luxo líder no Dow Jones Sustainability Index de 2018. Como empresa ficamos muito entusiasmados por trabalhar de forma ambientalmente responsável em tudo o que fazemos, desde investir nas comunidades que estão no centro dos nossos negócios, até criar formas inovadoras de enfrentar os problemas mais marcantes na nossa indústria. Continuaremos a expandir estes esforços e a trabalhar em direção aos nossos objetivos de responsabilidade social de 2022.”

Manjit Jus, líder da ESG Ratings na RobecoSAM acrescentou: “Gostaria de felicitar a Burberry por ter sido incluída no DJSI. As empresas que competem por um lugar no DJSI desafiam-se a melhorar continuamente as suas práticas de sustentabilidade e estamos muito satisfeitos ao ver que o número de empresas que comprometem alcançar impactos positivos continua a aumentar. ”