Câmara da Maia investe em viaturas ecológicas

by Inês Gromicho | 22 Dezembro 2016 10:45

No próximo ano a Câmara da Maia vai investir 200 mil euros em viaturas amigas do ambiente para a recolha dos resíduos sólidos e limpeza de arruamentos, avança hoje o Jornal de Notícias. Esta quarta-feira foi apresentado o primeiro camião do lixo movido a gás natural comprimido, investimento assumido pela Ferrovial, ao abrigo do contrato para os serviços de limpeza urbana no concelho.

“É o primeiro camião a gás de resíduos sólidos no país”, destacou ao JN o presidente da câmara, Bragança Fernandes, referindo-se à viatura de sistema “ampliroll” com grua que será usada para recolha dos “moloks” e ecopontos com menos barulho, menos poluição e mais poupança.

A Câmara, explicou o autarca, irá durante o próximo ano adquirir camiões a gás à medida que os da frota forem avariando. Destacou também o “camião mais pequeno e elétrico para limpeza de arruamentos, com uma autonomia de 50 quilómetros”. Também, neste caso, é “o primeiro de muitos”.

O camião apresentado esta quarta-feira tem menor emissão sonora, algo vantajoso para o trabalho noturno, e menor emissão de gases de escape e dióxido de carbono, reduzindo também a poluição no concelho. Tem também um menor custo de manutenção. A câmara destaca que esta solução representa menos 33% de custos de combustível do que as viaturas a diesel, “compensando o investimento acrescido”. Neste caso, são mais 29% do que os veículos a diesel.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/camara-da-maia-investe-em-viaturas-ecologicas/