Câmara Municipal de Vila Franca de Xira faz análise preventiva de 107 árvores 

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira faz análise preventiva de 107 árvores 

Categoria Ambiente, Florestas

Com finalidades preventivas, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira está a desenvolver o levantamento fitossanitário e a análise do risco de rutura a um total de 107 árvores, situadas em Alhandra e Vila Franca de Xira.

Este trabalho incide sobre o arvoredo existente na Avenida Afonso de Albuquerque, em Alhandra, e no Parque Urbano de Vila Franca de Xira. A avaliação ao estado de saúde de cada um destes exemplares arbóreos passa pela sua caracterização, diagnóstico de pragas e/ou doenças (incluindo testes laboratoriais), deteção de defeitos estruturais e avaliação da sua extensão, assim como a atribuição de grau de risco para suporte e tomada de decisão quanto à intervenção a adotar.

Esta é uma avaliação prévia fundamental que irá sustentar, do ponto de vista técnico, as decisões quanto a eventuais medidas futuras a implementar. A metodologia de trabalho, que vai prosseguir nas demais freguesias do Concelho, corporiza o empenho da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira no desenvolvimento de uma política ambiental sustentável, protetora e preventiva da saúde e segurança das suas populações.