A AIVE – Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem lança uma nova campanha outdoor de sensibilização para a reciclagem de embalagens de vidro, com uma intervenção criativa em vidrões localizados em pontos estratégicos da cidade da Lisboa.
A iniciativa, em parceria com a Câmara Municipal, aposta na proximidade com a comunidade ao marcar presença em momentos culturais de grande escala e relevância local, como a Feira do Livro, no Parque Eduardo VII, os Santos Populares, em bairros históricos como Alfama e ainda os Festivais de Verão.
Ao trazer os vidrões para eventos que celebram a identidade coletiva, a cultura e o lazer, a campanha procura normalizar e reforçar a importância do gesto de reciclar as embalagens de vidro usadas, em qualquer ocasião. A presença dos vidrões revestidos de forma criativa pela AIVE, em contexto de festa e participação social, convida ainda à ação imediata e torna o hábito da reciclagem mais acessível e emocionalmente significativo.
Mais do que informar, esta campanha pretende envolver. Através de uma linguagem visual apelativa e de uma abordagem integrada no quotidiano dos portugueses, a AIVE promove uma consciência ecológica ativa e próxima, aliando sustentabilidade e cidadania. Esta é uma forma de demonstrar que cada gesto conta – mesmo nos momentos de celebração – e que reciclar é mais fácil e prático do que pode parecer.
De notar que promover o crescimento da reciclagem das embalagens de vidro usadas, é um objetivo crítico para a AIVE já que Portugal apenas recicla 57% das embalagens de vidro consumidas, de acordo com os dados mais recentes do Eurostat (2022), enquanto a meta estabelecida pela UE é de 75% até 2030.
Para reforçar o impacto e o alcance da iniciativa, a campanha será também amplificada no digital, com conteúdos partilhados nas redes sociais. O objetivo é chegar a novos públicos, sobretudo aos mais jovens, e incentivar a reciclagem de embalagens de vidro de forma criativa, positiva e mobilizadora.