Campanha Ecopilhas: “Semana Europeia da Reciclagem de Pilhas”

Campanha Ecopilhas: “Semana Europeia da Reciclagem de Pilhas”

A Ecopilhas, como membro da Eucobat, Associação Europeia de entidades que se dedicam à gestão dos resíduos de pilhas e baterias, tem o prazer de anunciar que é a responsável em Portugal por assinalar a Semana Europeia da Reciclagem de Pilhas, a decorrer entre 9 e 15 de setembro.

Durante esta semana, a Ecopilhas tem como principal propósito sensibilizar os cidadãos e empresas para a necessidade de alterar hábitos de consumo e alertar para uma utilização racional da energia das pilhas e baterias.

No âmbito desta campanha será lançada uma App Europeia de localização de Pilhões em todos os países
europeus que abraçam esta causa. Esta ferramenta, inspirada na App da Ecopilhas, vem consolidar a
vontade dos membros da Eucobat de trabalhar em conjunto no sentido de promover atitudes ambientalmente responsáveis e, naturalmente, consciencializar os europeus da necessidade de recolher
seletivamente as pilhas e baterias usadas.

Em Portugal continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, será emitido um spot de rádio que, de forma prática e direta, desafia os portugueses a fazer escolhas “inteligentes” e amigas do ambiente. Além do spot de rádio, haverá informação disponível no site da Ecopilhas, nas redes sociais e será distribuído material de divulgação nas empresas participantes.

Eurico Cordeiro, diretor geral da Ecopilhas, refere que: “A preocupação ambiental cresceu significativamente nos últimos anos. Cada vez mais empresas e cidadãos concentram esforços em áreas como a prevenção da produção de resíduos, a redução do desperdício, a preservação de recursos naturais, o combate à poluição, entre outros, sendo fundamental e evidente a necessidade da mudança dos hábitos dos cidadãos.”

Acrescenta ainda que, “Ações como a semana europeia de reciclagem de pilhas são determinantes para
relembrar a necessidade de recolher seletivamente pilhas e baterias e, naturalmente, alertar para o uso do Pilhão”.

Sempre que as pilhas e baterias chegam ao fim da sua vida útil, nos brinquedos, rádios, telecomandos,
computadores portáteis, telemóveis, lanternas ou relógios, entre outros aparelhos, devem ter um destino
adequado: a reciclagem. Há mais de 20.000 Pilhões em todo o País onde pode colocar este tipo de resíduos.