Campanha europeia destaca vantagem da mobilidade a gás

A NGVA Europe (Natural & bio Gas Vehicle Association), associação que promove a utilização de gás natural e gases renováveis no setor dos transportes a nível europeu, e que tem como membros empresas e associações de toda a cadeia produtiva europeia de gás e veículos, entre os quais a Dourogás GNV, lançou recentemente uma campanha de sensibilização para todas as vantagens e benefícios da mobilidade a gás natural e gases renováveis.

A campanha G-mobility destaca o biometano como o combustível com zero emissões e como a forma mais eficaz e eficiente de enfrentar os desafios que o processo de descarbonização lançou às economias europeias, principalmente quando comparado com os combustíveis fósseis.

No comunicado pode ler-se que “a mobilidade a gás, natural ou renovável, representa uma solução com menor impacto ambiental, com melhor desempenho energético e eficiência económica no setor dos gases renováveis. O gás natural, com a incorporação de gases renováveis, como o biometano 100% verde, é a solução para descarbonizar, no imediato, um dos setores que mais concorre para o desafio da redução das emissões poluentes, como é o do transporte pesado de pessoas e mercadorias”.

Com esta nova iniciativa, a NGVA Europe pretende evidenciar a capacidade de produção e de distribuição de biometano que a Europa possui, afirmando a possibilidade de ampliar a independência energética e de participar ativamente no caminho para um futuro neutro em carbono e com uma mobilidade mais sustentável.

João Filipe Jesus, diretor-geral da Dourogás GNV, destaca que a Europa “já dispõe das infraestruturas necessárias para acelerar e potencializar ao máximo a transição dos combustíveis fósseis para combustíveis verdes e renováveis e, dessa forma, colmatar mais de 40% das necessidades globais do transporte de longo curso na Europa”.