Candidaturas à “Iniciativa Jovem” do Green Project Awards abertas até maio

Candidaturas à “Iniciativa Jovem” do Green Project Awards abertas até maio

Mais de 10 mil jovens do ensino básico e secundário participaram nas atividades do Roadshow MOCHE Dá tudo da Projeto80 (P80), uma iniciativa criada em 2013 com o objetivo de despertar o interesse da comunidade escolar para a importância de uma cidadania mais consciente e ativa para a criação de um futuro sustentável.

Até à data, já foram apresentados mais de 180 projetos amigos do ambiente. Contudo, essas iniciativas não são candidaturas e, por isso, os alunos devem submetê-las até 31 de maio no portal do P80. Por fim, serão selecionados seis projetos finalistas à categoria “Iniciativa Jovem – Projeto80” da 10.ª edição do Green Project Awards Portugal. Os vencedores serão premiados com Passes Intra_Rail Xcape de três dias, que incluem viagem de comboio e alojamento em Pousadas de Juventude.

Sob o lema “Ocupa o teu lugar na história”, Aveiro, Porto, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Santarém, Lisboa, Faro, Vila Real e Bragança, Leiria, Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Viseu e Guarda foram as cidades visitadas pelo programa de sensibilização. A cidadania, o empreendedorismo, o associativismo, a sustentabilidade, a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, a economia verde e o voluntariado foram algumas das temáticas abordadas.

Durante um dia em cada escola, o Roadshow desenvolveu duas sessões: de manhã, trabalhou a promoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis, o empreendedorismo social, a economia verde, o associativismo e a mobilidade; a tarde foi passada na Fixe Tank, uma incubadora onde os jovens, apoiados pelos professores e pela equipa do P80, são estimulados a criar projetos em torno de temáticas ambientais e cívicas, com o objetivo de serem submetidos a concurso.

Nas ações de sensibilização estiveram presentes o ProfJam, rapper português, e o humorista Afonso Paiva, para partilharem o seus próprios testemunhos, quer através da música como do humor.

O Roadshow P80 é uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Instituto Português do Desporto e
Juventude, da Quercus e do Green Project Awards, com o apoio do Governo Português. Conta ainda com a parceria do MOCHE, da Sociedade Ponto Verde, da Amb3E – Gestora da Rede Electrão, da Luso Fruta e do Intra_Rail.