“CAPTAME”: Autarquia de Loulé promove a mobilidade ativa

“CAPTAME”: Autarquia de Loulé promove a mobilidade ativa

Com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para a criação de práticas mais sustentáveis e que minimizem os impactos das alterações climáticas, a Câmara Municipal de Loulé vai levar a cabo a ação “CAPTAME” de promoção da mobilidade ativa em meio escolar, com sessões em Loulé, Almancil e Quarteira.

Trata-se de uma iniciativa dirigida a educadores de infância e professores dos Ensinos Básico e Secundário, designadamente os professores das áreas científicas que se debruçam sobre a temática das alterações climáticas, os responsáveis pelos média escolares, professores responsáveis pelos Grupos-equipas de BTT, pessoal não docente e todos os interessados nestas matérias.

Através desta ação, pretende-se apoiar a comunidade escolar na minimização local dos impactos sobre as alterações climáticas, bem como consolidar a prática de utilização dos modos de mobilidade suave em meio escolar. Por outro lado, a ideia é fomentar nos alunos, professores e staff não docente das escolas o uso das bicicletas, reforçando a importância da utilização deste meio de locomoção no desenvolvimento sustentável da cidade de Loulé.

Refira-se que o “CAPTAME” surge no contexto da Estratégia Municipal de Alteração às Adaptações Climáticas da qual emanaram 28 opções estratégicas. Em maio de 2016, foi implementado, nas escolas da cidade de Loulé, o Projeto Bicicletas Partilhadas, uma das medidas mais emblemáticas. O Município atribuiu aos Agrupamentos de Escolas Eng.º Duarte Pacheco e Pe. Coelho Cabanita e Escola Secundária de Loulé um conjunto de 10 bicicletas para empréstimo a alunos, esperando com a medida “contribuir para o incremento do interesse e do número de utilizadores da bicicleta nas deslocações, na convicção de que esta componente da iniciativa iria permitir aos alunos que não sejam detentores de bicicleta experimentar, por tempo determinado, a utilização deste meio de transporte nas suas deslocações regulares”, pode ler-se em comunicado.