Carlos Antunes é orador na conferência sobre “Os desafios das Cidades do Litoral” no Portugal Smart Cities

Como estão as cidades do Litoral em matéria de adaptação e mitigação das alterações climáticas?” é o nome da Conferência que a Ambiente Magazine, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade, vão promover no dia 10 de outubro, entre as 15h00 e as 17h00, no Portugal Smart Cities Summit, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

O estado da arte das cidades do Litoral em contexto de alterações climáticas; a adaptação/mitigação como estratégias/planos para dar resposta aos fenómenos extremos; a importância da investigação para mitigar os fenómenos; as soluções smart para tornar cidades costeiras mais resilientes, são alguns dos tópicos de discussão no debate que contará com Carlos Antunes, investigador no Instituto Dom Luiz da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), como orador.

Carlos Antunes, é Professor Auxiliar em Engenharia Geoespacial na FCUL, especialista em Geodesia e Hidrografia. É Licenciado em Engenharia Geográfica pela FCUL em 1990 e Doutorado em Geodesia Física, na Áustria, pela Universidade Técnica de Graz em 2004. É ainda Membro Sénior do Colégio de Engenharia Geográfica da Ordem dos Engenheiros, onde foi membro eleito dos Conselhos Nacional e Regional do Colégio de Engenharia Geográfica, entre 2006 e 2016. Ao longo da sua jornada tem-se dedicado ao estudo da variação do nível do mar, como consequência das alterações climáticas e seus impactos nas zonas costeiras, ao nível da avaliação da vulnerabilidade e do risco costeiro, e ainda, ao estudo da correlação entre o crescimento económico e o aquecimento global;

Este especialista conta com quase 30 artigos científicos em revistas internacionais; mais de 50 palestras convidadas; e, cerca de 70 comunicações orais e em poster em conferências nacionais e internacionais. Entre 2020 e 2023, Carlos ANtunes dedicou-se à modelação matemática e avaliação de indicadores da pandemia Covid-19, deu apoio de análise a epidemiologistas e contribuiu na publicação de 2 artigos em revistas internacionais. Atualmente, colabora com e imprensa nacional sobre a subida do NMM e risco costeiro, e em várias dezenas de vezes sobre a evolução da Covid-19. É ainda autor externo de artigos de opinião na secção Azul do Jornal PÚBLICO.

Luísa Schmidt, investigadora e coordenadora do ICS-ULisboa, será a moderadora da conferência.

Entre os dias 10 e 12 de outubro, a FIL, no Parque das Nações, volta a ser palco de mais uma edição do Portugal Smart Cities Summit. Promovida pela Fundação AIP, esta é a nona edição do evento.

Leia mais aqui:

Pimenta Machado é orador na conferência sobre “Os desafios das Cidades do Litoral” no Portugal Smart Cities