Carlos Moedas inaugura TecBIS e Pólo de Energia para a Sustentabilidade

by Inês Gromicho | 9 Novembro 2015 13:02

O Comissário europeu Carlos Moedas, esteve em Coimbra, no segundo dia do Roteiro da Ciência, na sexta-feira passada (6 de novembro), onde inaugurou duas infraestruturas de apoio à inovação das empresas: a aceleradora de empresas TecBIS, do Instituto Pedro Nunes, e o edifício do Pólo de Energia para a Sustentabilidade, do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (ITeCons).

O TecBis é uma estrutura de apoio às empresas que atua a jusante da incubadora, visando dar resposta a necessidades específicas de empresas em estado de desenvolvimento mais avançado. Tem capacidade para acolher cerca de vinte empresas em fase de crescimento em 4.500 m2 de área útil para instalações de empresas, teve um investimento total de cerca de 8,2 milhões de euros, contando com uma contribuição do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia (FEDER) de 7 milhões de euros através do Programa Operacional “Centro”.

O edifício do Pólo de Energia para a Sustentabilidade foi já premiado na categoria de “Construção e Sustentabilidade” dos Prémios Construir 2015. O ITeCons, criado em 2006, é a instituição que faz a ponte entre a indústria da construção e dos materiais e o Laboratório de Construções do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

Aproveitando a oportunidade das comemorações dos 725 anos da Universidade de Coimbra, Carlos Moedas quis conhecer em detalhe a excelência da ciência e da inovação que se produz em Coimbra e em Cantanhede.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/carlos-moedas-inaugura-tecbis-e-polo-de-energia-para-a-sustentabilidade/