Carregamentos de veículos elétricos na rede Galp disparam 60% no primeiro trimestre do ano

A Galp registou 196.413 carregamentos de veículos elétricos na sua rede no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 60% face ao período homólogo de 2022, ano em que a empresa registou um volume de mais de 600 mil carregamentos.

Para esta tendência de crescimento tem contribuído a expansão da rede de pontos de carregamento, com projetos de investimento que visam um objetivo global de 10 mil pontos em Portugal e Espanha até 2025.

A rede terá Vilamoura e Santa Maria da Feira como as novas localizações com carregadores e que irão contribuir com mais 126 pontos de Norte a Sul do país.

Dividido em duas fases de desenvolvimento, o projeto de Vilamoura tem já em operação nove localizações com carregador ultrarrápido duplo de 100kW, o que se traduz em 18 pontos de carregamento a servirem o mesmo número de lugares de estacionamento. O projeto prevê ainda a construção até janeiro de 2024 de mais 10 localizações com carregador ultrarrápido duplo de 100kW. Os 38 pontos de carregamento que estarão em operação farão de Vilamoura a localidade com a maior densidade de pontos de carregamento ultrarrápidos do país, em domínio publico.

Em Santa Maria da Feira, o projeto em desenvolvimento resulta de uma concessão municipal que prevê 44 localizações: 40 carregadores normais (22kW) e quatro carregadores rápidos (50kW). Em operação estão já 13 localizações, prevendo-se que, quando terminada a construção total, esta concessão fique com 88 pontos de carregamento disponíveis no município, com uma dispersão geográfica que cobre todas as juntas de freguesia.

A rede Galp opera neste momento mais de 2.600 pontos de carregamento, com uma capacidade instalada de 45MW. Até ao final de 2023, a empresa espera ter instalados cinco mil pontos em Portugal e Espanha, para um total de dez mil em 2025 na Península Ibérica.