Carro 100% elétrico leva mensagem de Lisboa Capital Verde 2020

by Rita Inácio | 12 Dezembro 2018 10:38

Chegou ontem a Katowice, na Polónia, a equipa do projeto COP by Electric Car que partiu do Terreiro do Paço, em Lisboa, no passado dia 3 de dezembro. Foram recebidos na COP24 – 24.ª Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, bem como por Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Para levar a mensagem da importância da transição para uma mobilidade sustentável e de uma mudança de comportamentos que levem ao cumprimento da meta de manter a subida da temperatura média global abaixo dos 2ºC, a equipa COP by Electric Car partiu de Lisboa com um cocho de cortiça, como símbolo do projeto, que foi entregue aos representantes da cidade polaca de Katowice.

Durante estes nove dias de viagem, a pegada carbónica foi calculada em tempo real, tanto para o desempenho do carro, como para as escolhas dos três passageiros em termos de alimentação e alojamento. No total, a pegada carbónica da alimentação dos três elementos da equipa COP by Electric Car foi de 64 kg de CO2. A pegada de água da alimentação foi de 41615 litros de água. No alojamento (banhos e descargas de autoclismos), os três membros da equipa utilizaram 1887 litros de água.

Relativamente ao desempenho do Kia e-Niro, os 3741 km percorridos resultaram num total de 154 kg de CO2, sendo estas emissões indiretas resultantes das emissões associadas à produção de eletricidade nas respetivas redes de cada país por onde o carro viajou. O consumo médio de eletricidade do veículo foi de 17 kW/100km e a velocidade média da viagem foi de 71 km/h, tendo sido gastos um total de 54 horas e meia em carregamentos  (cerca de  15 horas em carregamentos diurnos e 39 horas em carregamentos noturnos).

Para Luís Costa, partner da Get2C e o condutor desta viagem, “as maiores limitações que encontramos ao longo do percurso estão relacionadas com a desadequada rede de pagamentos e a falta de uniformização das tomadas. É fácil, confortável e é um enorme prazer conduzir este carro. É surpreendente o quanto podemos aprender enquanto condutores e enquanto seres humanos”.

A viagem COP by Electric Car partiu de Lisboa no passado dia 3, com paragens em 13 cidades: Madrid, Vitoria-Gasteiz, San Sebastian, Bordéus, Tours, Paris, Bruxelas, Nijmegen – a atual Capital Verde Europeia – Essen, Dortmund, Berlim, Dresden, Breslávia e Katowice. Ao longo do percurso vários encontros estratégicos tiveram lugar com protagonistas políticos europeus da área da sustentabilidade, de forma a debater-se e a colocar na agenda mediática a viabilidade do modo elétrico na Europa, bem como chamar a atenção da opinião pública para os desafios da descarbonização.

Juan Carlos Escudero, coordenador da Green Capital de Vitoria-Gasteiz e Iñaki Prusilla, vereador do Ambiente daquela cidade, foram os primeiros a receber a equipa COP by Electric Car. Em Paris, a equipa foi recebida por Francisco Furtado, especialista do International Transportation Forum da OCDE. De seguida, na paragem em Bruxelas, o encontro foi com Enrico Brivio, porta-voz da Comissão Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos, Pesca e Transportes. Em Nijmegen, a atual Capital Verde Europeia, a equipa COP by Electric Car reuniu-se com Harriët Tiemens, vereadora de Sustentabilidade daquela cidade, e Michiel Hustinx, coordenador do projecto “Nijmegen European Green Capital 2018”.

Kai Lipsius, coordenador de “Essen Green Capital” recebeu na cidade alemã o grupo do projeto português. Em Berlim, a equipa foi recebida por R. Andreas Kramer, administrador da Fundação Oceano Azul. Todos enviaram mensagens de apoio à cidade de Lisboa para a preparação da European Green Capital 2020, reafirmando o compromisso de trabalhar conjuntamente para a neutralidade carbónica das cidades em 2050.

O COP By Electric Car é uma iniciativa inserida no conceito Cooler World e promovida pela Get2C, empresa portuguesa que atua na área das alterações climáticas, energia e mercados de carbono. Conta com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Lisboa, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Associação Portuguesa do Veiculo Elétrico, da Mobi.E, da Associação Zero, do Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial /GRACE, da Shake, bem como com o patrocínio da Salomon/Suunto e da Kia através da cedência de uma viatura 100% elétrica, o novo Kia e-Niro.

A Shake, agência de comunicação e eventos, é a responsável pela implementação de toda a iniciativa COP By Electric Car, desde a sua comunicação, design e ativação. Toda a viagem está documentada em facebook.com/Get2CoolerWorld/[1], instagram.com/get2coolerworld/[2], www.coolerworld.pt/[3], e em https://24.sapo.pt/[4].

Endnotes:
  1. facebook.com/Get2CoolerWorld/: http://facebook.com/Get2CoolerWorld/
  2. instagram.com/get2coolerworld/: http://instagram.com/get2coolerworld/
  3. www.coolerworld.pt/: http://www.coolerworld.pt/
  4. https://24.sapo.pt/: https://24.sapo.pt/

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/carro-100-eletrico-leva-mensagem-de-lisboa-capital-verde-2020/