Carsharing: hoje levas tu, amanhã levo eu, poupamos os dois

by Inês Gromicho | 3 Novembro 2016 11:16

O último passo na direção de um sistema de viagens partilhado foi anunciado esta semana pela Uber, que a partir de amanhã tem disponível o uberPOOL, que permite que pessoas que se deslocam para o mesmo lado, possam partilhar os custos de viagem.

“Desta forma, é possível ter mais pessoas em menos carros, o que é sinónimo de viagens mais económicas para os passageiros, já que dividem o custo entre si”, referiu ao Jornal i Filipa Corrêa Mendes, diretora de marketing da empresa.

A opção estará disponível na aplicação de 4 a 13 de novembro, em Lisboa, com a garantia de que o mesmo serviço fica 25% mais barato. Este é um sistema que, defende a responsável, funciona bem em grandes cidades, “precisamente porque há muitas viagens na mesma direção – ou seja, é muito fácil juntar pessoas no mesmo carro para partilhar percursos entre si”.

A escolha das datas para o teste não foi escolhida ao acaso. Acontece durante a Web Summit, conferência de empreendedores que traz milhares de pessoas a Lisboa e que, por isso, tornará desafiante a circulação na cidade.

Apesar de estar ainda em fase piloto, a empresa acredita que pode vir a ser um serviço permanente. Para isso baseia-se nos números recolhidos na experiência internacional: nos primeiros sete meses de 2016, o uberPOOL já poupou às 33 cidades com o sistema implementado cerca de 502 milhões de quilómetros, mais de 23 milhões de litros de combustível e mais de 55 mil toneladas de dióxido de carbono.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/carsharing-hoje-levas-tu-amanha-levo-eu-poupamos-os-dois/