CCOceanos apresenta elementos do Conselho Científico para o ano 2021

by Cristiana Macedo | 9 Fevereiro 2021 09:30

O Centro de Comunicação dos Oceanos (CCOceanos), criado pela jornalista náutica Nysse Arruda, apresenta os elementos do Conselho Científico para o ano 2021, no âmbito da série especial de Palestras CCOceanos, “The Ocean Decade 2021” em parceria institucional com a UNESCO-COI (com divulgação internacional nas plataformas digitais da entidade) e com a Green Media (Agência de Comunicação – Programa de Sustentabilidade para Empresas).

Do Conselho Científico CCOeanos 2021 fazem parte Filipa Bessa, investigadora e bióloga do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), especializada na temática dos microplásticos nos ambientes marinhos. Luíza Mirpuri, diretora de investigação científica na Mirpuri Foundation e responsável pela pesquisa científica sobre plásticos e seus efeitos na saúde humana. Maria José Costa, professora catedrática reformada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, investigadora do MARE, Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, autora do livro “Peixes de Portugal” e uma das 100 cientistas homenageadas pelo Ciência Viva no Dia da Mulher em 2017. Joana Gaspar de Freitas, doutorada em História Contemporânea e coordenadora do Projeto DUNES. Sea, Sand, People. Alexander Turra, professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Brasil (IOUSP) e Rui Rosa, professor Auxiliar com Agregação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Juntam-se também ao Conselho Científico António Marques, investigador principal na Divisão de Aquacultura, Valorização e Bioprospeção do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), João Vitorino, oceanógrafo do Instituto Hidrográfico, detentor de um Diplome d’Études Approfondies em Oceanografia pela Université de Bretagne Ocidental, João Correia, fundador da A.P.E.C.E (Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação de Elasmobrânquios) e fundador-gerente da empresa Flying Sharks e Mário Soares, doutor em Oceanografia e professor Associado da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

“É realmente uma honra para o CCOceanos poder contar com o aconselhamento de tão distintos cientistas e investigadores portugueses e brasileiros. O meu agradecimento pela gentileza e disponibilidade de todos eles! É graças a este tipo de colaboração que o CCOceanos consegue trazer informação atualizada e conhecimento sobre os oceanos para o público de Portugal e dos países de Língua Portuguesa”, afirma Nysse Arruda, fundadora e curadora do CCOceanos.

Isabel Augusto, diretora-geral da Green Media, destaca a importância “do conteúdo destas importantes iniciativas tenha um contributo significativo e que seja uma mais valia para ver avançar ideologias e políticas por que todos aguardamos. A partilha do conhecimento, com base na experiência e trabalho profundo deste grupo de elementos, vai assegurar uma diferenciação entre as demais iniciativas do setor e as Palestras do Centro de Comunicação dos Oceanos.”

O Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos traduz-se numa série de Palestras LiveStream que apresenta os mais diversos temas relacionados com os oceanos, interligando os países de Língua Portuguesa e tornando Portugal num polo de partilha de informação atualizada sobre os oceanos. Foi fundado em julho de 2018 pela jornalista náutica Nysse Arruda, contando já com 19 palestras realizadas reunindo mais de 60 oradores com os mais diversos backgrounds académicos e profissionais.

Uma das palestras do 1.º ciclo realizado entre julho e setembro de 2018 figurou entre as finalistas do Prémio APCE 2019 e em maio 2019 recebeu o Prémio Fundacom Madrid 2019 – a 6.ª palestra realizada em setembro de 2018 nas instalações do Centro de Triagem da Valor Sul (EGF) em Lisboa num cenário feito com 10 toneladas de plástico para reciclagem.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/ccoceanos-apresenta-elementos-do-conselho-cientifico-para-o-ano-2021/