CDP distingue NOS pelo desempenho às alterações climáticas

CDP distingue NOS pelo desempenho às alterações climáticas

Categoria Advisor, Empresas

A NOS foi distinguida pelo CDP – Disclosure, Insight, Action, com rating A- no seu programa alterações climáticas, anuncia a empresa. Esta avaliação coloca a NOS na gama de desempenho Liderança em matéria de combate às alterações climáticas, a nível internacional. A empresa foi a única empresa Telco avaliada em Portugal, obtendo um resultado superior à média, quer das empresas europeias, quer do setor media, telecomunicações e Data Centers, ambos com rating C, lê-se no comunicado da NOS.

A edição de 2020 foi a primeira em que a empresa participou, obtendo uma classificação que a coloca entre as empresas melhor preparadas para responder aos riscos e oportunidades que as alterações climáticas colocam ao negócio.

Entre os parâmetros avaliados pelo CDP, a NOS atinge a “pontuação máxima” nas iniciativas de “monitorização e redução de emissões” e no “modelo de governance” adotado para as alterações climáticas. A empresa também “pontua acima da média europeia” em parâmetros como a “gestão de riscos climáticos” e a “integração do tema na estratégia e planeamento de negócio”.

Miguel Almeida, CEO da NOS, afirma que “para a NOS é absolutamente fundamental constituir-se como uma empresa sustentável, não apenas a nível económico e social, mas também ambiental. Temos vindo a efetuar um trabalho muito intenso no sentido de sermos um contribuinte ativo no combate às alterações climáticas e em reduzirmos, substancialmente, não só a nossa pegada carbónica, mas também a de todos os que connosco colaboram.   É, pois, com grande satisfação que vemos reconhecido, através de uma das instituições mais reputadas, o esforço que toda a companhia tem feito ao longo dos últimos anos”.

A empresa já é igualmente avaliada pela VigeoEiris, divisão da Moodys, tendo sido considerada em 2020 como a 5ª melhor empresa de telecomunicações na Europa, num total de 41 empresas. A avaliação da VigeoEiris incide em seis dimensões: Comportamento da Empresa, Direitos Humanos, Ambiente, Envolvimento com a Comunidade, Governo da Sociedade e Recursos Humanos. A pontuação atribuída à NOS aumentou 50% desde a última avaliação, realizada em 2018, principalmente na dimensão Ambiente, reflexo de um conjunto de boas práticas e iniciativas implementadas transversalmente em todas as áreas da Empresa ao longo dos últimos anos.

O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos, apresentando-se como o maior e mais completo sistema global de divulgação de informação ambiental. O CDP efetua uma avaliação independente não apenas dos planos, mas também da execução dos mesmos, tendo desenvolvido uma metodologia própria para o efeito.