CELBI reduz em 19% o uso específico de água

CELBI reduz em 19% o uso específico de água

Categoria Advisor, Empresas

A Celulose Beira Industrial (CELBI) através da implementação do projeto “Melhoria da Qualidade para o Aumento da Eficiência Operacional”, conseguiu entre outros resultados, reduzir em 19% o uso específico de água e o consumo de energia elétrica em 6%.

Este projeto foi pensado com o objetivo de “melhorar a qualidade do produto, reduzir as perdas de produção e de disponibilidade, reduzir o consumo de energia, otimizar o uso da água e aumentar a eficiência operacional e, consequentemente, o volume de produção/venda”, refere a empresa em comunicado.

Para obter os resultados pretendidos a empresa implementou várias ações para melhorar os índices de qualidade a que o projeto se propunha e foi utilizada a metodologia Kobetsu Kaizen. Adicionalmente, foram implementadas reuniões de Kaizen Diário em todos os níveis da fábrica, desde a Administração até às equipas, facilitando assim a cadeia de ajuda, a melhoria dos canais de comunicação e o envolvimento dos colaboradores.

A CELBI através deste projeto conseguiu os seguintes resultados:

  • Redução de perdas de produção;
  • Redução de 47% das perdas de disponibilidade nas linhas de acabamentos;
  • Aumentou a produção da pasta em 7%;
  • Reduziu o uso específico de água em 19% e o consumo de energia elétrica em 6%;
  • Aumentou a motivação, a autonomia e o envolvimento dos seus colaboradores e consequentemente a comunicação nas equipas e na própria organização.

Com este projeto a CELBI ganhou o 1.º Prémio na Categoria Excelência na Qualidade da 8ª Edição do Prémio Kaizen Lean.