Células solares impressas podem fornecer energia a 1,3 mil milhões de pessoas

Células solares impressas podem fornecer energia a 1,3 mil milhões de pessoas

Categoria Ambiente, Energia

As células solares impressas têm um potencial para fornecer energia a 1,3 mil milhões de pessoas em todo o mundo que não têm acesso à electricidade. Este tipo de células fotovoltaicas, com a espessura de uma folha de papel, são directamente impressas num material próprio e é apenas necessário uma impressora industrial para as imprimir, o que reduz substancialmente o seu custo de produção.

Ao contrário dos painéis tradicionais, as células solares impressas são flexíveis e mais fáceis de transportar até às comunidades rurais. Embora tenham sido desenvolvidas há poucos anos, rapidamente conseguiram passar de uma eficiência de 3% para 20%, escreve o Inhabitat. Porém, existem alguns obstáculos a ultrapassar antes de estas células se poderem massificar entre as populações rurais. Embora o material de impressão não seja caro, uma impressora industrial requer um investimento substancial, o que pode não estar ao alcance destas comunidades. Além disso, as células para impressão são vulneráveis à humidade e se guardadas em condições deficitárias podem provocar contaminação por chumbo caso sejam quebradas.
O desafio agora passa por diminuir os custos de produção das impressoras especializadas e encontrar novas formas de tornar as células mais resistentes.