Central Solar de Tábua da Greenvolt vai dar resposta energética 60 mil famílias por ano

O Grupo Greenvolt acaba de anunciar que concluiu a ligação da Central Solar de Tábua à rede elétrica nacional. O primeiro projeto solar de grandes dimensões da Greenvolt em Portugal, que representa um investimento de cerca de 40 milhões de euros, permitirá suprir as necessidades energéticas de cerca de 60 mil famílias anualmente, avança a empresa.

Localizado na freguesia de São João da Boa Vista, a Central Solar de Tábua é composta por cerca de 90 mil painéis solares. Este parque, que criou mais de 100 postos de trabalho diretos e indiretos na região, ocupa uma área de aproximadamente 90 hectares, tendo todo o projeto sido realizado respeitando as medidas definidas pela autoridade ambiental e em estreita colaboração com a comunidade local.

De acordo com o Grupo Greenvolt, o parque tem uma capacidade instalada de 48 MWp que lhe permite gerar anualmente até 60 GWh de energia renovável, obtida a partir da irradiação solar. A energia verde gerada pelos painéis solares fotovoltaicos de silício policristalino está a ser injetada na rede elétrica nacional através de uma linha de distribuição a uma tensão de 60 kV ligada à subestação de Tábua, podendo abastecer cerca de 60 mil famílias.

“Com a entrada em funcionamento da Central Solar de Tábua, estamos a levar às famílias e empresas todos os benefícios das energias renováveis, mas também damos o nosso contributo para o esforço de descarbonização do País”, refere João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, acrescentando que “estes 60 GWh evitarão a emissão de aproximadamente 13.200 toneladas de CO2/ano”.

O CEO do Grupo Greenvolt salienta também o reforço da capacidade instalada em projetos de energia solar e eólica de larga escala: “Este parque demonstra a capacidade de entrega do Grupo Greenvolt, reforçando para mais de 200 MW a capacidade já em produção nos vários mercados em que estamos presentes. E há ainda muito mais capacidade em pipeline”.

O Grupo Greenvolt, além da geração de energia a partir de biomassa residual, é especialista na promoção de projetos eólicos e solares fotovoltaicos de larga escala (Utility Scale) em vários mercados europeus e no americano, mas também um player na geração distribuída de energia renovável. Já desenvolveu 217 MW em projetos Utility Scale até à fase de operação, a que se somam 62 MW em Ready to Build (RtB) e 460 MW já em construção.

O pipeline de projetos Utility Scale do Grupo Greenvolt, medido pela capacidade total dos mesmos, ascende a 11,6 GW, sendo que a sua capacidade ponderada por probabilidades de sucesso ascende a 6,9 GW num total de 13 geografias. Até ao final de 2023 estarão em RtB, construção ou operação cerca de 2,9 GW.