O projeto de produção de energia solar para autoconsumo desenvolvido pela ENGIE Soluções de Energia na empresa Constantino Fernandes Oliveira & Filhos, dedicada à transformação e preparação de sucata ferrosa e não ferrosa para reciclagem, vai permitir a geração anual de 1,2 GWh de energia e evitar a emissão de cerca de 280 toneladas de CO2 da sua unidade fabril.
Esta parceria – firmada para 14 anos – tem como objetivo apoiar a empresa na descarbonização da sua atividade e reforçar o seu compromisso com a transição energética. Este projeto, que permitirá uma poupança anual de 26% de energia, conta com um investimento 100% ENGIE Soluções de Energia.
No total, a ENGIE Soluções de Energia instalou 1.600 painéis solares em três edifícios da Constantino Fernandes Oliveira & Filhos, que irão resultar em poupanças energéticas anuais de 26%. O sistema de produção de energia tem uma potência instalada de 863,46 quilowatt-pico (kWp), que vai gerar aproximadamente 1,2 GWh de energia por ano, o equivalente ao consumo médio de eletricidade de 470 habitações.
A ENGIE Soluções de Energia é responsável pela engenharia, financiamento, construção e operação desta Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) e, através de uma equipa própria, assegura a manutenção preventiva e corretiva e monitoriza as produções em tempo real, 7 dias por semana.
“Este projeto com um investimento 100% ENGIE Soluções de Energia vai permitir à Constantino Fernandes Oliveira & Filhos dar um passo substancial na transição energética e na sustentabilidade das suas operações, assim como uma poupança significativa nos custos energéticos da empresa. Estamos empenhados em apoiar a indústria portuguesa com soluções de energia solar personalizadas que permitam responder eficazmente aos seus objetivos de descarbonização”, destaca Duarte Caro de Sousa, Diretor Geral do Solar Distribuído pela ENGIE Soluções de Energia.
Já Mónica Rocha, responsável pela área ambiental da Constantino Fernandes Oliveira & Filhos, salienta que “este projeto terá um impacto grande na nossa atividade e na sustentabilidade das nossas operações, permitindo, além da importante redução de custos, reforçar a nossa posição enquanto empresa responsável e comprometida com o ambiente. Esta parceria com a ENGIE Soluções de Energia é um passo fundamental nessa direção”.