Centro Colombo celebra o Dia Mundial dos Oceanos

Centro Colombo celebra o Dia Mundial dos Oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos comemora-se no próximo dia 8 de junho. Para assinalar esta efeméride, o Centro Colombo terá patente ao público, entre os dias hoje, dia 7, e 19 de junho, no piso 1, uma Exposição de Fotografia dedicada à biodiversidade marinha, da autoria de Emanuel Gonçalves, investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, no polo do ISPA – Instituto Universitário, e responsável por diversos estudos científicos realizados nesta área.

Trata-se de uma Exposição que revela espécies surpreendentes e habitats exóticos, desde as Maldivas à Madeira, num encontro com o mar. A mostra estará dividida em duas secções – uma dedicada ao oceano global e outra ao mar português – contemplando um conjunto de informações sobre as espécies e algumas curiosidades sobre os oceanos.

Esta Exposição é uma iniciativa levada a cabo pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, entidade que se dedica à investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação e que conta com cerca de 500 investigadores e polos situados nas Universidades de Lisboa, de Coimbra, dos Açores e de Évora, assim como na Nova de Lisboa, no ISPA – Instituto Universitário, no Instituto Politécnico Leiria e na Estação de Biologia Marinha do Funchal.

Emanuel Gonçalves é doutorado em Biologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa, sendo professor no ISPA-Instituto Universitário desde 1994. Já liderou diversos estudos científicos, tendo como áreas principais de interesse a ecologia marinha, a conservação da natureza e as áreas marinhas protegidas.