FCTUC revela em webinar resultados de projeto que visa controlar espécies invasoras

FCTUC revela em webinar resultados de projeto que visa controlar espécies invasoras

Categoria Advisor, Agenda

Os resultados do projeto “GANHA – Gestão sustentável de Acacia: controlo Natural e outras metodologias para recuperação de Habitats em Áreas classificadas”, coordenado pelo Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vão ser apresentados na próxima quinta-feira, dia 18 de março, às 14h30, em formato online, via Zoom.

As espécies invasoras são a quinta ameaça à biodiversidade a nível global e, em Portugal as acácias encontram-se entre as plantas invasoras terrestres mais dispersas, promovendo prejuízos avultados em termos ambientais e socioeconómicos, refere o FCTUC.

O projeto “GANHA” visou essencialmente efetuar ações de gestão de plantas invasoras em 11 áreas classificadas (em três decorreram intervenções de controlo físico ou mecânico e nas restantes controlo natural) cuja conservação está ameaçada, entre outros fatores, pela invasão por acácia-de-espigas, mimosa ou austrália.

Os métodos utilizados passaram pelos físicos e mecânicos (por exemplo, cortes e descasques) e também controlo natural, no caso da acácia-de-espigas, com a utilização de um pequeno inseto australiano formador de galhas (Trichilogaster acaciaelongifoliae), que reduz a formação de sementes e novos ramos nesta espécie.

Este projeto foi desenvolvido em estreita colaboração com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, com as câmaras municipais de Figueiró dos Vinhos e de Vagos e com o RAIZ, Instituto de Investigação da Floresta e Papel.

O “GANHA” é cofinanciado pelo Portugal 2020 através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e pelo RAIZ.

As inscrições para o webinar “Controlo de acácias invasoras: resultados do projeto GANHA” podem ser efetuadas aqui.