Centro de Portugal mais verde

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra e da campanha promocional “Centro Experience – Carbono 0”, vai-se realizar amanhã, 22 de Abril, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, vai participar numa acção de promoção ambiental e de desenvolvimento sustentado do território. A iniciativa está agendada para as 11:30 horas, na Aldeia de Aigra Nova, localizada no município de Góis.

“A assunção de boas práticas em matérias ambientais aplicadas ao sector do turismo representa um caminho de futuro e um compromisso de responsabilidade social, assim como um instrumento para o desenvolvimento de estratégias qualificadoras dos destinos turísticos”, refere um comunicado da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal.
O conceito “Centro Experience – Carbono 0” foi desenvolvido pela Marca Centro de Portugal, tendo por objectivo “comunicar a diversidade de experiências oferecidas no Centro de Portugal e contribuir para a sustentabilidade ambiental do território”.
Anteriormente, a campanha já marcou também presença em duas feiras de turismo internacionais: a FITUR em MADRID (de 28 Janeiro a 1 Fevereiro) e a ITB em BERLIM (de 11 a 15 Março). Nestes certames, visitantes profissionais e público em geral foram convidados a apadrinhar uma árvore (espécie autóctone) para posterior plantação no Centro de Portugal. As árvores foram adquiridas na Maternidade das Árvores da Aigra Nova – aldeia integrada na Rede das Aldeias de Xisto, parceira do projecto em curso. Consequentemente, a marca Centro de Portugal irá proceder à plantação das árvores adquiridas no próximo dia 22 de Abril – Dia da Terra, pelas 11:30 horas, na Aigra Nova, município de Góis. Esta acção conta com a colaboração da Lousitanea – Liga dos Amigos da Serra da Lousã, do Agrupamento das Escolas de Góis, da Câmara Municipal de Góis, da ADXISTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias de Xisto e da empresa Trans Serrano. "