CentroAdapt: Plataforma de transferência de conhecimento ajuda empresas a lidar com as alterações climáticas

CentroAdapt: Plataforma de transferência de conhecimento ajuda empresas a lidar com as alterações climáticas

Categoria Home, Investigação

Criado com o objetivo de promover o aumento da capacidade de inovação das empresas e entidades face às alterações climáticas, o CentroAdapt assume-se como um projeto de transferência de conhecimento científico e tecnológico entre investigadores da Universidade de Coimbra e as empresas/entidades da região centro.

Com uma forte ligação ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional procura potenciar o desenvolvimento regional sustentável da economia do mar ao mesmo tempo que, através da criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), procura projetar a região centro enquanto líder nacional na adaptação às alterações climáticas.

Como explica João Carlos Marques, responsável pelo projeto, “as alterações climáticas constituem uma ameaça global para os ecossistemas naturais e humanos a nível ambiental, social e económico. Implementar estratégias concertadas e sustentáveis para mitigar os seus efeitos e potenciar a adaptação a um clima em mudança, constitui uma prioridade a curto prazo. Neste sentido, o CentroAdapt assume o papel de facilitador de informação entre a academia e as empresas/entidades, estimulando a potencial definição de necessidades dos agentes e a procura de alternativas para os desafios futuros face às mudanças climáticas”.

Com vista à criação de uma plataforma de inovação aberta e inclusiva que incorpore as competências necessárias a uma eficiente e eficaz transferência de conhecimento, o CentroAdapt leva a cabo ações de sensibilização e networking, promovendo encontros entre os diferentes agentes, com vista a consciencializar empresas e entidades para as adaptações às alterações climáticas.

A par da formação o CentroAdapt promove ainda o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica bilingue para a identificação de questões, desafios e soluções no âmbito da temática e possui um programa de financiamento de bolsas de ignição, de incentivo ao desenvolvimento de projectos conjuntos entre investigadores e empresas.

O CentroAdapt é coordenado pelo Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-UC) e tem como parceiros o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia Estrutural (ISISE), a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e o Centro de Informática e Sistemas (CISUC), centros de investigação ligados à Universidade de Coimbra (líder de consórcio).

CentroAdapt abre formação para mais de 100 empresas

Até final de Maio de 2019 o CentroAdapt leva a cabo uma série de formações nas mais variadas áreas que vão desde a sustentabilidade aplicada à escala urbana, à eficiência energética, passando pela qualidade do ar, a ecologia industrial ou os riscos de incêndio decorrentes das alterações climáticas e da urbanização. As formações terão lugar em Coimbra, Figueira da Foz, Aveiro e Viseu. Inscrições e informações disponíveis em www.centroadapt.com.