Chuveiro armazena energia e evita água fria

Categoria Águas, Ambiente

Um grupo de antigos alunos e investigadores da Universidade de Aveiro criou um chuveiro que promete um duche quente desde a primeira gota, permitindo poupanças de tempo, energia e de água, refere hoje o Jornal de Notícias.

O chuveiro Hoterway, que deverá chegar às lojas em maio, tem incorporado uma bateria térmica para armazenar energia. Esta bateria aproveita a energia da água quente e guarda-a até 24 horas. Assim, quando se abrir a torneira no dia seguinte, a água sairá logo quente.

“Este é um problema que afeta muita gente. Em média, gastamos nove litros de água até que a água quente comece a correr e depois, temos de a misturar com água fria para ficar a uma temperatura aceitável para o corpo humano”, o que implica um desperdício, que no final do ano, se traduz em “milhares de litros de água, muita energia e tempo de espera”, explica Rui Paulo, um dos quatro empreendedores da Heaboo, a empresa ‘startup’ que criou o chuveiro.

O produto demorou dois anos a ser concebido, desde a decisão de acabar com a água fria no início do duche, até à fase de investigação, testes e ensaios.

Da equipa fazem parte, além de Rui Paulo, Rui Teixeira, Eduardo Noronha e Rafael Rodrigues. Todos são antigos alunos da Universidade de Aveiro, uns com formação na área da tecnologia mecânica e automação e outros na de design do produto.

O sistema é de fácil instalação e não requer ligação a qualquer fonte de energia alternativa para manter a água quente.

Atualmente está a decorrer uma campanha de ‘crowdfunding’ na plataforma Kickstarter, onde o produto pode ser encomendado previamente pelos investidores a valor mais baixo. A campanha é necessária para permitir a produção em massa do chuveiro. O preço em loja será 699 euros, mas o valor poupado em água e energia permitirá o retorno do investimento em dois anos, asseguram os investidores.