Cinco milhões de euros para estudar relação entre saúde humana e ecossistemas aquáticos urbanos

O projeto internacional será liderado por Maria João Feio, investigadora da Universidade de Coimbra, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e do Laboratório ARNET.

O OneAquaHealth – Protecting Urban Aquatic Ecosystems to Promote One Health é financiado em cinco milhões de euros pelo programa Horizon Europe e conta com 13 países parceiros, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Noruega, Portugal e Suíça.

“É um projeto ambicioso e tem como foco os desafios que a crescente urbanização global impõe à natureza, nomeadamente na sua preservação, especificamente nos ecossistemas de água doce, e na saúde humana”, explica a investigadora Maria João Feio. A investigação crê que o bem-estar dos ecossistemas aquáticos está ligado ao contexto urbano de saúde e à mitigação de surtos de doenças, por isso irá monitorizar indicadores de alerta precoce e posteriormente ferramentas de resposta.

Este consórcio assume um caráter interdisciplinar, juntando empresas, universidades e centros de investigação nas áreas da ecologia, saúde humana, veterinária, ciências sociais, comunicação, informática e artes. Em Portugal, a empresa parceira é a SHINE2Europe.