Cleantech Camp inicia fase de receção de propostas de negócio para 2018

A InnoEnergy, a Gas Natural Fenosa, a agência Barcelona Activa, a Câmara Municipal do Porto e o UPTEC, através da iniciativa ScaleUp Porto, anunciaram esta quinta-feira, dia 18, o lançamento da terceira edição do programa Cleantech Camp, que inicia assim a fase de receção de propostas de negócio, a decorrer até dia 18 de fevereiro.

A iniciativa é dirigida a qualquer empreendedor (doutorado, investigador ou profissional) com uma ideia de negócio ou empresa em fase inicial que queiram empreender no setor das energias limpas.

Uma das novidades deste ano é a presença da cidade do Porto no evento, dando a oportunidade aos participantes de conhecer o ecossistema empresarial desta cidade portuguesa. Nesta edição, o parceiro principal, a Gas Natural Fenosa, em parceria com a InnoEnergy, procura soluções relacionadas com os seguintes desafios: automação e controlo de redes de distribuição energética, geração distribuída e autoconsumo, infraestruturas para a mobilidade sustentável (VE+GNV), realidade virtual e aumentada para infraestruturas energéticas.

Os custos de viagem e alojamento nas cidades onde se irá desenvolver o programa estão cobertos pela organização. Além disso, os participantes disporão de um espaço na agência Barcelona Activa e no UPTEC, assim como acesso ao Innovation Hub da Gas Natural Fenosa para a realização de workshops.

Os participantes do Cleantech Camp passam também a estar elegíveis ao programa de investimento da InnoEnergy, tendo possibilidade de aceder a um investimento avaliado em 500 mil euros, em diferentes fases.

O vencedor receberá 20 mil euros, sendo que o segundo e terceiro classificados irão receber 10 mil e 5 mil euros, respetivamente, além do suporte para o crescimento e consolidação do projeto com contributos em serviços no valor de 15 mil euros para os projetos com maior potencial de Espanha e Portugal.

Estas contribuições serão feitas pelos knowledge partners do programa, Osborne Clarke, Ateknea, SRS Advogados e ZBM Patents que estarão também presentes no evento final do programa, no dia 21 de junho, como jurados.