CNA pede prorrogação do prazo de receção de candidaturas ao Pedido Único 2025 até 6 de junho
A CNA (Confederação Nacional da Agricultura) enviou um ofício ao Ministério da Agricultura propondo a prorrogação do prazo de recepção de candidaturas ao Pedido Único (PU) 2025 até ao dia 6 de junho, pois a cerca de duas semanas do término da receção (15 de maio), estavam mais de 53% de candidaturas por submeter.
Tendo em conta o número de candidaturas de 2024, são 93.054 agricultores que ainda não conseguiram submeter o seu Pedido Único. As razões são várias, como a verificação de estrangulamentos como a instabilidade da aplicação e mesmo a indefinição das próprias regras das ajudas, o que que gera desconfiança nos agricultores que, assim, vão adiando a deslocação à sua organização para formalizar o PU. Acrescem as condições climatéricas adversas que condicionaram as opções de sementeira para os agricultores.
A complexidade de todo o sistema de ajudas, introduzida no PEPAC, aumentou de forma significativa o tempo necessário para concluir o processo de candidatura. Assim, caso o prazo não seja prorrogado, será necessário submeter 7.754 candidaturas por cada dia útil, o que a confederação considera “impossível de concretizar”.