Coca-Cola Europacific Partners lança calculadora de pegada carbónica

A PEGADA HORECA é uma nova plataforma destinada a ajudar os estabelecimentos do canal Horeca a calcularem a sua pegada de carbono e a promover a sua redução. A ferramenta foi criada pela Coca-Cola Europacific Partners e desenvolvida pela Ponto Verde Serviços, com o apoio da Dig-In, com o objetivo de melhorar a eficiência ambiental destes estabelecimentos.

Ao acederem à plataforma disponível, os estabelecimentos podem calcular a sua pegada carbónica com base nos consumos de energia, deslocações e resíduos produzidos, receber dicas e informações sobre como reduzir custos e a sua pegada ambiental. No final recebem um documento reconhecendo o cálculo da sua pegada e o compromisso do estabelecimento para reduzir as suas emissões.

“O compromisso da Coca-Cola Europacific Partners com a sustentabilidade e a nossa ambição de contribuir para acelerar a concretização dos objectivos climáticos leva-nos a agir e a promover iniciativas como a PEGADA HORECA, aberta a todos os estabelecimentos, e que acreditamos que ajude na consciencialização e redução efetiva das emissões”, refere Márcio Cruz, Head of Public Affairs, Communication & Sustainability at Coca Cola Europacific Partners Portugal.

“Poder colaborar com a Coca-Cola Europacific Partners neste ambicioso projeto tem sido muito gratificante para a Ponto Verde Serviços, já que a PEGADA HORECA é uma ferramenta, prática e simples de usar, que ajuda os HORECA a entenderem e reduzirem a sua pegada de carbono. Acreditamos estar a dar um importante contributo para a adoção de práticas sustentáveis dentro da indústria hoteleira,” salienta Marta Carvalho, responsável pelo desenvolvimento de negócio na Porto Verde Serviços.

Para Nuno Fernandes, CEO da DIG-IN, “este projeto é mais um passo importante no percurso que a DIG-IN tem trilhado no desenvolvimento de soluções que ajudem a criar melhores práticas no setor da restauração. Sendo um tema essencial, é também nossa a missão de sensibilizar os responsáveis dos estabelecimentos para a importância de terem negócios mais verdes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e económica dos seus espaços”.