Coca-Cola incorpora veículos híbridos na frota comercial para reduzir impacto ambiental

Como parte do compromisso de acelerar a descarbonização do seu negócio através da redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), anunciado no final do ano passado, a Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) deu um impulso à transformação da sua frota de veículos comerciais com a incorporação, através da Arval, empresa global de gestão de frotas, de 75 veículos híbridos elétricos, anuncia.

De acordo com a CCEP, trata-se de 75 unidades do Toyota Yaris Hybrid que estão agora a começar a circular nas ruas portuguesas, onde se estima uma redução de emissões de mais de 100 toneladas de CO2. A CCEP está assim a fazer progressos na transformação da sua frota, que continuará até 2030.

A empresa estabeleceu como objetivo, cientificamente validado, reduzir as emissões de GEE em 30% até 2030 (vs 2019) e alcançar zero emissões até 2040, em conformidade com o acordo de Paris para limitar o aquecimento global a 1.5˚C. Para o conseguir, “planeia reduzir as emissões de GEE nas cinco áreas da sua cadeia de valor: embalagens, ingredientes, operações, transportes e equipamentos de refrigeração”, lê-se no comunicado.

Em Portugal, em matéria de transportes, além da renovação dos veículos comerciais, outras das medidas já tomadas foi a passagem das frotas de veículos de transporte dos parceiros para camiões a gás, a incorporação de camiões de “dupla altura” para vasilhame permitindo aumentar a capacidade de carga e reduzir deslocações, e continuar a apostar na produção nacional de mais de 90% do portefólio, reduzindo as emissões de CO2.

A CCEP aderiu ainda à EV100, uma iniciativa global que reúne empresas empenhadas em acelerar a transição do transporte para veículos elétricos (EV) e em tornar a mobilidade elétrica um modo de transporte mais comum até 2030.

“Com a renovação da nossa frota comercial com veículos híbridos, estamos a dar mais um passo para alcançar o nosso objetivo de alcançar a neutralidade carbónica em 2040. Definimos inclusive que até 2030 toda a nossa frota comercial deverá ser composta por veículos 100% elétricos. Na Coca-Cola Europacific Partners estabelecemos um rumo com ações concretas para garantir que cumprimos este ambicioso compromisso”, explicou Rui Serpa, VP & Country Director para Portugal da CCEP.

A uma escala global, a CCEP tem 5% de veículos elétricos ou híbridos plug-in. Como parte da iniciativa EV100, a CCEP irá trabalhar para assegurar que os cerca de 8 mil carros e carrinhas da sua frota de veículos ligeiros (pesando menos de 3,5T), bem como metade dos cerca de 700 veículos pesados de mercadorias (pesando mais de 3,5T-7,5T) em utilização na Bélgica e na Alemanha sejam híbridos elétricos ou plug-in.

A CCEP vai também facilitar aos seus colaboradores a utilização deste tipo de veículo, instalando pontos de carregamento nos locais de trabalho, o que permitirá aos empregados recarregar veículos elétricos em casa, no trabalho e durante as suas deslocações, refere a nota.