Coimbra instala o primeiro ecoponto Green Bee no país

Coimbra instala o primeiro ecoponto Green Bee no país

Categoria Ambiente, Resíduos

A Sopsa acaba de instalar o primeiro ecoponto do país composto por contentores enterrados “Green Bee”. Trata-se de uma solução que traduz uma evolução a partir dos contentores semi-enterrados já em utilização pelo município, mantendo a funcionalidade e todas as vantagens de robustez, durabilidade, grande capacidade e baixa manutenção características dos equipamentos Lasso.

O ecoponto “Green Bee” foi instalado em plena Baixa da cidade, uma das zonas mais turísticas e movimentadas de Coimbra. O objetivo da autarquia é instalar mais ecopontos na cidade ainda durante este ano.

O “Green Bee” integra uma nova geração de contentores enterrados desenvolvidos pela Sopsa para responder às necessidades de sustentabilidade das smart cities. O “Green Bee” é um contentor desenhado para gerar o menor impacto urbano possível, com a máxima preocupação pelo ambiente e pela acessibilidade e segurança dos utilizadores. Trata-se de um contentor enterrado eco-friendly, com destaque para a sua grande capacidade, robustez e resistência, e preço competitivo.

Para além de todas estas vantagens o “Green Bee” é compatível com os sistemas Lasso para monitorização do nível de enchimento, que podem vir a ser instalados posteriormente, de forma a permitir a otimização do processo de recolha. “O futuro da gestão de resíduos sólidos urbanos passa por dotar os contentores com sistemas inteligentes que vão permitir monitorizar o acesso por parte dos utentes e os níveis de enchimento, com vista a optimizar o processo de recolha. O Green Bee já está preparado para esses novos desafios, cujo objectivo será o de contribuir para uma maior responsabilização dos munícipes, aumentar a separação do lixo e implementar a tarifação segundo o princípio do utilizador-pagador”, refere Pedro Martins da Costa, CEO da Sopsa.

Neste momento, a Sopsa tem em curso a instalação de mais ecopontos “Green Bee” no país, designadamente nos municípios de Alenquer e Alcobaça.