Coimbra passa a contar com um total de 59 postos de carregamento ligados à rede Mobi.E

A Mobi.E promove, esta quarta-feira, 11 de janeiro, às 17h00, uma visita de inauguração ao novo hub de Coimbra. A nova infraestrutura permite o carregamento de 14 veículos em simultâneo e localiza-se na Rua Garcia da Horta, adianta a empresa, numa nota.

No evento, estarão presentes o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, o presidente da MOBI.E, Luís Barroso, e o diretor da Mobilidade Elétrica da PRIO, Carlos Ferraz. O novo hub será operado pela PRIO e, com esta infraestrutura de carregamento, a cidade de Coimbra passa a contar com um total de 59 postos de carregamento ligados à rede Mobi.E.

De acordo com Luís Barroso, presidente da MOBI.E, “este é mais um HUB inserido no Programa de Estabilidade Económica e Social do Governo que conta com cofinanciamento do Fundo Ambiental e que vem reforçar a rede Mobi.E de acesso público numa cidade tão relevante como Coimbra”. O responsável acredita que “o conjunto destes equipamentos vai contribuir para aumentar a confiança dos utilizadores de veículos elétricos nesta tecnologia essencial para reduzir a emissão dos gases de efeito de estufa do setor da mobilidade e ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos nós”.

Por seu turno, José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, refere que “promover os modos suaves de transporte, adaptar Coimbra à mobilidade elétrica, através de uma rede municipal de postos de carregamento de veículos elétricos devidamente integrados na infraestrutura urbana, e acelerando a conversão elétrica da frota municipal, incluindo SMTUC, são os nossos desígnios no que concerne à mobilidade sustentável, pelo que este é passo fundamental nesse sentido”.

O projeto totaliza nove hubs, num investimento de cerca de 2 milhões de euros, integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado pelo Governo e com financiamento do Fundo Ambiental. Neste momento, já estão em funcionamento os hubs de Leiria, Guimarães, Loures, Loulé, Viseu e Coimbra, seguindo-se brevemente Almada, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Cada hub é constituído por um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW), cinco postos de carregamento normal (22 kW) e um posto de transformação, permitindo o carregamento simultâneo de 14 veículos.