Colaboração entre Portugal e Países Baixos para desenvolvimento de um Centro de testes no mar

by Inês Gromicho | 13 Outubro 2017 11:52

O WavEC Offshore Renewables, Sines Tecnopolo, APS (Administração do Porto de Sines e do Algarve) e Teamwork Technology, com colaboração do DMEC – Dutch Marine Energy Centre assinaram uma carta de intenções para a criação formal de um Centro de Testes no Mar. O Porto de Sines foi indicado como o local preferido para receber estas instalações, uma vez que os ensaios de tecnologias no mar requerem preferencialmente águas mais profundas, boas infra-estruturas de suporte, proximidade a um porto e recursos de ondas e eólica apropriados.

As instalações servirão os propósitos para o desenvolvimento tecnológico e ensaios das tecnologias no local. Contudo, têm, igualmente, propósitos educacionais e de disseminação. O espaço será aberto a formandos que irão receber formação prática para desenvolver, construir e operar os dispositivos, criando capacidade profissional para esta nova indústria.

Este Centro está em linha com o relatório “Energia no Mar – Roteiro para uma Estratégia Industrial das Energias Renováveis Oceânicas”, aprovado pelo Governo Português, no final de 2016, como uma visão estratégica para este setor em Portugal.

Portugal encontra-se numa fase de forte vontade política nos assuntos do mar e interesse na área empresarial para transferir progressos recentes nas áreas de energias renováveis marinhas, aquacultura offshore e setores adjacentes para atividades económicas nos oceanos.

Os Países Baixos desenvolveram um know-how substancial de gestão dos recursos hídricos que se estendeu para uma indústria offshore na área de petróleo & gás e trabalhos de dragagem a nível mundial.

Em 2004 a empresa holandesa Teamwork Technology explorou a costa a Norte de Portugal, na Aguçadoura, onde fez ensaios com o dispositivo de energia das ondas AWS (Archimedes Wave Swing). Presentemente, este local é um centro de testes onde já foram realizados outros ensaios de energia das ondas e de eólica offshore.

De forma a desenvolver as oportunidades na área das Energias Renováveis Marinhas existe a necessidade de cooperação entre os dois países com o intuito de combinar o know-how da indústria offshore dos Países Baixos e a cadeia de valor Portuguesa e seu mercado.

O WavEC, como parceiro deste Consórcio, aguarda com interesse a cooperação entre estas entidades, que irão contribuir para o desenvolvimento deste novo setor.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/colaboracao-entre-portugal-e-paises-baixos-para-desenvolvimento-de-um-centro-de-testes-no-mar/