“Com o empenho de todos os cidadãos será possível promover a mudança de comportamentos em prol da economia circular”

Para assinalar o Dia Internacional da Reciclagem, que se comemora esta quinta-feira, 17 de maio, a Sociedade Ponto Verde (SPV) lança o Prémio “Junta-te ao Gervásio”, uma iniciativa de âmbito nacional que vai distinguir projetos na área da reciclagem de embalagens e da sua circularidade, com a particularidade de serem desenvolvidos dentro das comunidades locais.

“É um projeto que, assente no compromisso pelo desenvolvimento sustentável das comunidades, vem consolidar o trabalho de proximidade e de sensibilização ambiental que a Sociedade Ponto Verde tem vindo a desenvolver ao longo dos anos”, começa por explicar, Ana Trigo Morais, CEO da SPV, em declarações à Ambiente Magazine. De acordo com a responsável, o Prémio é aberto às Juntas de Freguesia, a Entidades de Proximidade (organizações da economia social como associações, fundações ou cooperativas; pequenas e microempresas e empresários) e à Cidadania Social (pessoas ou grupos, empresários e outras entidades como condomínios ou agrupamentos de escuteiros, entre outros) localizados em todo o território nacional.

“Inovar, Reciclar e Evoluir” são as três componentes que estão na génese desta iniciativa e devem estar integradas numa das três categorias (“Juntas de Freguesia, Entidades de Proximidade e Cidadania Social”) para serem elegíveis. Para tal, devem responder a determinados critérios, como, “se estão a contribuir ou se contribuíram nos últimos dozes meses (entre junho de 2021 e julho de 2022) para a prática da reciclagem de embalagens, se assentam no paradigma da circularidade e se poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários”, refere a responsável, acrescentando que, caberá ao júri avaliar a inovação dos projetos, bem como o seu impacto na comunidade local do ponto de vista económico, social ou ambiental e se promove a prática da reciclagem de embalagens.

Os participantes serão premiados, consoante a escolha do júri: ”Haverá um TOP correspondente a cada uma das três categorias, com prémios monetários e menções honrosas”. Desta forma, na categoria “Freguesias” será atribuído um primeiro lugar, que será uma “escultura feita com materiais reutilizáveis e recicláveis para instalar na sua localidade” e nove menções honrosas. Já na categoria “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social” está previsto um TOP 3 com atribuição de prémios monetários, que perfazem um total de “15 mil euros” e duas “menções honrosas” em cada categoria.

Com esta iniciativa, a SPV pretende continuar a “sensibilizar” e a “educar” as pessoas para a importância da reciclagem de embalagens: “Sabemos que o país tem metas ambiciosas e para as cumprir é essencial que estejamos todos, cidadãos, empresas e organizações, mobilizados”. Ana Trigo Morais acredita que o Prémio “Junta-te ao Gervásio” vai permitir “reunir projetos de todo o território nacional”, reconhecendo as “boas práticas que estão a ser desenvolvidas localmente” e com potencial para poderem ser replicadas noutras regiões do país: “É um prémio que valoriza o poder local e reforça o nosso trabalho de proximidade junto das comunidades locais, numa vertente que vai além da sensibilização para a importância da reciclagem das embalagens”.

Tratando-se dum projeto destinado às comunidades locais, a ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) afigura-se como um parceiro fundamental: “As Juntas de Freguesia são as entidades que, pelas suas competências e atribuições, têm a responsabilidade de responder às necessidades mais imediatas da comunidade, otimizam recursos e garantem que os seus cidadãos têm acesso a serviços, espaços públicos e equipamentos de qualidade”. A isto acresce que a “ação das Juntas de Freguesia” foi também apontada como fundamental para “aumentar a reciclagem em Portugal no inquérito sobre as práticas, representações e atitudes dos portugueses face à gestão de resíduos urbanos”, desenvolvido a pedido da SPV pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, recorda a responsável.

Enquanto incentivo para “aumentar a reciclagem de embalagens” o Prémio “Junta-te ao Gervásio” é um contributo para a promoção de novas ideias e abordagens que fomentem e amplifiquem a partilha de boas práticas e a adoção de comportamentos cada vez mais sustentáveis, mais responsáveis e mais inteligentes: “Bons projetos com impacto na comunidade terão, decerto, a capacidade de mudar comportamentos e atitudes que se refletem em mais idas aos ecopontos, potenciando o material das embalagens que lá são colocados”.

Neste dia dedicado à Reciclagem, Ana Trigo Morais partilha uma mensagem de sensibilização para importância da participação de cada cidadão ou organização na promoção do equilíbrio ambiental, económico e social, onde o simples gesto da reciclagem pode fazer a diferença: “Estamos convictos que, com o empenho e colaboração de todos os cidadão,s será possível promover a mudança de comportamentos em prol da economia circular e, sobretudo, garantir o cumprimento das metas e compromissos a nível europeu e internacional”.

O Prémio “Junta-te ao Gervásio” conta com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), sendo que o ISCTE Executive Education é o Knowledge Partner da iniciativa.