Combustíveis descem metade do esperado

by Inês Gromicho | 13 Maio 2016 08:44

O Governo baixou o imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) em um cêntimo, o que significa que os combustíveis vão baixar nessa proporção. No entanto, os preços médios mensais de referência do gasóleo e da gasolina aumentaram cerca de 12 cêntimos por litro entre janeiro e abril. Segundo as regras anunciadas pelo Governo em março, o ISP poderia descer agora pelo menos dois cêntimos, refere o Jornal de Notícias.

No entanto, o Ministério das Finanças anunciou, ontem, em comunicado, que “o Governo determina uma redução de um cêntimo por litro no imposto aplicável à gasolina sem chumbo”. Já no caso do gasóleo, nota que não havia fundamentos suficientes para descer o ISP: “Porém, atendendo extraordinariamente à tendência verificada nos últimos dias, determina uma redução de um cêntimo por litro”.

Esta meia “boa notícia”, como o primeiro-ministro lhe chamou anteontem, na SIC, pode desaparecer já na segunda-feira, caso os preços subam novamente devido às oscilações do petróleo e dos refinados nos mecrados internacionais.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/combustiveis-descem-metade-do-esperado/