Combustíveis. Preços sobem e devem atingir máximos em fevereiro

by Inês Gromicho | 28 Novembro 2016 12:07

O preço dos combustíveis vai voltar a subir esta semana, depois do pequeno alívio a que assistimos na última semana, assim como a redução no valor do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) do gasóleo em um cêntimo. Desta vez, o aumento será então de três cêntimos por litro tanto na gasolina como no gasóleo.

Feitas as contas, este aumento vai anular as descidas recentes levando o preço médio de venda da gasolina novamente a superar a fasquia dos 1,40 euros por litro, enquanto o gasóleo irá passar a custar, em média, mais 1,17 euros por litro. Ou seja, é preciso recuar a julho para encontrar variações tão expressivas nos valores médios semanais das cotações de gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.

Em causa está a evolução expressiva das cotações de petróleo e dos derivados nos mercados internacionais, combinados com a queda do euro. O ouro negro negociado em Londres que serve de referência para Portugal – o Brent – tem estado acima dos 49 dólares por barril. Embora na sexta-feira passada estivesse abaixo desse valor, o que conta é a média semanal por barril.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/combustiveis-precos-sobem-e-devem-atingir-maximos-em-fevereiro/