Comissão Europeia apresenta estratégia para rejuvenescer setor agrícola
A Comissão Europeia apresentou esta semana a “Estratégia para a Renovação Geracional na Agricultura”, que estabelece um roteiro para apoiar os jovens agricultores e atrair mais pessoas para o setor. A estratégia visa duplicar a percentagem de jovens agricultores na União Europeia até 2040, com o objetivo de os jovens e os novos agricultores constituírem cerca de 24% dos agricultores europeus.
Para isto, a Comissão irá recomenda que os Estados-Membros, especialmente os mais atrasados, invistam pelo menos 6% das suas despesas agrícolas em medidas que promovam a renovação geracional, com a opção de mobilizar recursos adicionais. A estratégia inclui igualmente o desenvolvimento de estratégias nacionais para a renovação geracional na agricultura até 2028, nas quais abordarão os obstáculos existentes e definirão medidas de apoio específicas, com base nas recomendações da Comissão. Os Estados-Membros deverão apresentar regularmente relatórios sobre os progressos realizados.
Entre outros pontos está a proposta de um pacote inicial obrigatório para os jovens agricultores na próxima PAC, uma melhor orientação dos fundos a favor dos jovens agricultores, uma colaboração com o BEI para desenvolver regimes de garantia e/ou bonificações de juros, a fim de facilitar o acesso ao financiamento, e o desenvolvimento de um Observatório Terrestre Europeu para melhorar a transparência fundiária.
Estão ainda em cima da mesa ideias como a criação de um Erasmus para Jovens Empresários, ara que possam aprender boas práticas agrícolas no estrangeiro ou diversificar as suas receitas através da aprendizagem com outros setores e o cofinanciamento de serviços de apoio agrícola que substituem os agricultores durante doenças, férias ou prestação de cuidados.