Comissão Europeia financia 7 projetos portugueses na área do ambiente

A Comissão Europeia aprovou 171 novos projetos em toda a Europa no âmbito do Programa LIFE para o ambiente e a ação climática, no valor de mais de 396 milhões de euros. Graças às necessidades de cofinanciamento do programa, será concretizado um investimento total superior a 722 milhões de euros (um aumento de 28,5% em relação ao ano passado).

Sete destes projetos são portugueses e inserem-se em áreas como natureza e biodiversidade, ambiente e eficiência de recursos, adaptação às alterações climáticas e transição para energias limpas.

Além destes, Portugal tem também participação em cinco projetos de outros Estados-Membros (Espanha, Grécia, Itália, Roménia, Suécia) integrados na transição para energias limpas, na governação e informação em matéria do clima e na atenuação das alterações climáticas.

Conheça aqui os projetos aprovados:

  • Projeto SeagrassRIAwild (Aveiro), visa cultivar e conservar a Zostera marina (uma das três espécies de ervas marinhas em Portugal que está sob ameaça) na Ria de Aveiro.
  • Projeto LIFE Fitting, destinado ao tratamento de águas residuais seguro e eficiente e eficiente em termos de recursos com três parceiros envolvidos: o LNEC, a Universidade Católica do Porto, e a TRATAVE.
  • Projeto COOLIFEALMADA, com o objetivo de enfrentar vagas de calor através de ações de arrefecimento 4D nos pontos críticos em Almada, que  pretende criar um corredor verde para reduzir as temperaturas do ar até 3°C. Pretende também adaptar os edifícios com telhados e fachadas verdes e testar um Protocolo de Refrigeração Passive Open-Air Geothermal Open-Air Passive Cooling. Está ainda a ser criado um abrigo climático para os mais vulneráveis, bem como uma aplicação para alertar os utilizadores de ondas de calor.
  • Projeto LIFE ResLand, da Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, que está a introduzir práticas sustentáveis e a criar empresas locais verdes para adaptar e promover uma paisagem resiliente e sustentável.
  • Projeto RAISE-PT, que visa a criação de um quadro propício a investimentos em energia em edifícios públicos e privados e nos setores industriais através de mesas-Redondas para a Ação e o Investimento na Energia Sustentável em Portugal.
  • Projeto WENexus, que pretende abordar a ineficiência energética no setor português dos serviços hídricos, com a redução dos riscos dos projetos de eficiência energética e com um reforço na divulgação dos projetos a nível nacional e internacional.
  • Projeto HORIS, para reforçar a plataforma “Green Menu”, centrada em serviços de renovação de habitações para a eficiência energética em Portugal, Espanha e Itália.