Comissão Europeia pretende aumentar sustentabilidade de recursos hídricos e alimentar

by Inês Gromicho | 18 Outubro 2016 13:30

A Comissão Europeia apresentou hoje uma proposta para a criação de Parceria para Investigação e Inovação na região do Mediterrâneo, PRIMA. Esta proposta pretende desenvolver uma investigação conjunta que “leve a novas soluções para a sustentabilidade de gestão dos recursos hídricos e de produção alimentar”, refere o comunicado.

Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, declarou que “o programa de investigação e inovação da UE é aberto ao mundo para que seja possível fazer face a desafios mundiais em conjunto. Esta parceria Euro-Mediterrânica é um excelente exemplo em que a troca de conhecimentos e investimento podem fazer uma enorme diferença. Trará água de boa qualidade e alimentos para a população, o que contribui para o crescimento das economias locais e irá criar novos postos de trabalho. Através do PRIMA, a investigação e a inovação irá ter um papel crucial na raiz de uma das causas de migração.”

A participação na parceria, que arranca desde já com 14 países, poderá aumentar ao longo do tempo, uma vez que, por exemplo, a Alemanha já expressou o seu interesse em participar na iniciativa.

PRIMA será uma iniciativa conjunta da União Europeia (EU) e dos países integrantes. O financiamento de 400 milhões de euros da parceria virá da contribuição dos países integrantes (presentemente, nos 200 milhões), e o valor equivalente de 200 milhões de euros correspondentes à contribuição da UE através do presente quadro de investigação do programa Horizonte 2020. A parceria encontra-se planeada para a duração de 10 anos, com início em 2018.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/comissao-europeia-pretende-aumentar-sustentabilidade-de-recursos-hidricos-e-alimentar/