Comissão junta esforços com aquários de todo o mundo para combater poluição por plásticos

Comissão junta esforços com aquários de todo o mundo para combater poluição por plásticos

A Comissão Europeia está a unir esforços com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente e com outros parceiros internacionais para lançar uma coligação de aquários para combater a poluição por plásticos.

Aquários por todo o mundo organizarão atividades permanentes nas suas instalações e serão convidados a alterar as suas políticas de contratação pública, por exemplo em cantinas e lojas, para eliminar todos os artigos de plástico de utilização única. O objetivo é conseguir juntar, pelo menos, 200 aquários até 2019, aumentando a sensibilização do público para a poluição por plásticos e, até à data, estão já confirmados 106 aquários (dos quais 67 na UE) em 33 países.

Este apelo a uma cooperação global é um dos compromissos oficiais a ser anunciado pela União Europeia na 5ª edição da conferência internacional “Our Ocean”, a realizar-se entre 29 e 30 de outubro, em Bali.

Segundo Karmenu Vella, comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, “a Comissão Europeia tem estado a trabalhar há 18 meses para fomentar e construir esta coligação global. Os aquários são uma janela para o nosso oceano. Com as suas coleções e os seus programas educacionais, mostram-nos aquilo que precisamos de proteger, e inspiram os amantes dos oceanos de amanhã. Milhões de pessoas visitam aquários por todo o mundo todos os anos. Isto vai mobilizá-los a repensar a forma como usamos o plástico”.

Desde 2014, as conferências “Our Ocean” atraem participantes de mais de 100 países, incluindo chefes de estado e ministros, empresas, ONGs e organizações filantropas. No total, conseguiram chegar a 1100 compromissos concretos e localizados.