Comissão reforça aposta na educação ambiental com nova recomendação aos Estados-Membros

by Cristiana Macedo | 14 Janeiro 2022 12:58

A Comissão publicou esta sexta-feira, 14 de janeiro, uma proposta de Recomendação do Conselho sobre a aprendizagem para a sustentabilidade ambiental.

O objetivo da proposta, segundo o boletim informativo partilhado pela Comissão, é ajudar os Estados-Membros, as escolas, as instituições de ensino superior, as organizações não governamentais e todos os prestadores de ensino a dotar os alunos de conhecimentos e competências em matéria de sustentabilidade, alterações climáticas e ambiente.

Na mesma nota, a Comissão dá nota de um novo Quadro Europeu de Competências para o Desenvolvimento Sustentável, publicado pelo Centro Comum de Investigação, que identifica as competências necessárias para a transição ecológica, incluindo o espírito crítico e de iniciativa, o respeito pela natureza e a compreensão do impacto das ações e decisões quotidianas no ambiente e no clima mundial.

A proposta da Comissão convida os Estados-Membros a proporcionarem aos estudantes de todas as idades o acesso a uma educação e formação inclusivas e de elevada qualidade sobre as alterações climáticas, a biodiversidade e a sustentabilidade. Apela igualmente à mobilização de fundos nacionais e europeus para investir em infraestruturas, formação, instrumentos e recursos ecológicos e sustentáveis, a fim de aumentar a resiliência e a preparação da educação e da formação para a transição ecológica.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/comissao-reforca-aposta-na-educacao-ambiental-com-nova-recomendacao-aos-estados-membros/