Comissário Europeu responsável pelo Ambiente, Oceanos e Pescas visita a Fábrica de Água de Alcântara

A Águas do Tejo Atlântico recebeu, esta quinta-feira, Virginijus Sinkevičius, Comissário Europeu responsável pelo Ambiente, Oceanos e Pescas, juntamente com a sua comitiva. Este encontro técnico faz parte do incentivo que a União Europeia tem dado à gestão sustentável dos recursos hídricos e à proteção do meio ambiente.

A comitiva percorreu a Fábrica de Água de Alcântara para conhecer os processos de tratamento de águas residuais e “a importância destas instalações na promoção das cidades verdes e sustentáveis”, refere a Águas do Tejo Atlântico, num comunicado enviado à Ambiente Magazine.

Durante a visita, foram ainda abordados os desafios enfrentados na gestão do setor da água e a importância da sua valorização, enquadrados no conceito da economia circular e na descarbonização.

A Águas do Tejo Atlântico salientou “a valorização das águas residuais” como forma de criar alternativas mais sustentáveis para usos não potáveis, ao mesmo tempo proteger a água potável, que fica assim destinada a outros fins mais nobres.

O encontro terminou com a apresentação da cerveja VIRA, produzida com água residual tratada, um projeto da Águas do Tejo Atlântico que mostra o alinhamento do trabalho da empresa com os objetivos da União Europeia: “alcançar uma economia mais circular e sustentável, que leve em conta impactos sociais e ambientais das atividades produtivas e não apenas a rentabilidade económica”.

A passagem de Virginijus Sinkevičius pela Fábrica de Água de Alcântara faz parte de uma visita oficial a Portugal que o Comissário Europeu realiza nos dias 23 e 24 de fevereiro, com arranque na Assembleia da República.