Compras em segunda mão no OLX permitem poupança de 5,2 milhões de toneladas de CO2

A OLX acaba de lançar um relatório no qual analisa o impacto ambiental positivo da compra de artigos em segunda mão, do ponto de vista da sustentabilidade. O relatório analisa a poupança ecológica em sete categorias, que incluem carros, motas e tecnologia (telemóveis, tablets e televisões).

A nível global, em 2022, com a compra de 26 milhões de artigos vendidos em segunda mão na plataforma do OLX, foram potencialmente poupadas 5,2 milhões de toneladas de emissões de CO2, 3,6 milhões de toneladas de materiais, além de 645 milhões de metros cúbicos de água e 122 milhões de gigajoules de energia.

«É gratificante as pessoas recorrerem ao OLX para contribuírem para uma economia mais sustentável, para além de procurarem um bom negócio a um preço justo. As empresas e os consumidores devem estar cada vez mais alinhados com os desafios das alterações climáticas e procurarem fazer escolhas conscientes em prol do planeta», revela Andreia Pacheco, Head of Marketing do OLX Portugal.

Os carros são o produto que mais contribui para a poupança de emissões de CO2, se forem comprados em segunda mão. Em média, a compra de um carro em segunda mão permite poupar cerca de 776 quilos de CO2, 673 quilos de materiais, 114 metros cúbicos de água e 21.480 megajoules de energia. Comprar uma televisão em segunda mão permite poupar cerca 172 quilos de emissões de carbono, 13 quilos de materiais, sete metros cúbicos de água e 2.624 megajoules de energia.

Já a compra de um tablet em segunda mão, poupa cerca de 86 quilos de CO2, 501 gramas de materiais, seis metros cúbicos de água e 1.308 megajoules de energia. Por sua vez, a compra de um telemóvel em segunda mão permite evitar 36 quilos de CO2, 112 gramas de materiais, dois metros cúbicos de água e 549 megajoules de energia.