Comunidade de Energia Renovável de Telheiras angaria primeiros membros e entra em processo de licenciamento

A Comunidade de Energia Renovável de Telheiras, projeto promovido pela Parceria Local de Telheiras e pela Junta de Freguesia do Lumiar, pretende contribuir para uma energia mais sustentável, justa, barata e democrática, e agora vai avançar para a fase de licenciamento, depois de angariar os seus primeiros membros.

No âmbito do apoio técnico do European Union Energy Poverty Advisory Hub (EPAH), que decorreu entre outubro de 2022 e julho de 2023, este projeto tem também como parceiros a Coopérnico e o CENSE FCT-NOVA.

Em maio, tiveram lugar duas sessões públicas sobre o projeto com a participação de todos os parceiros. Mais de 100 pessoas marcaram presença nestas sessões onde foi apresentado em detalhe o projeto piloto com 16 painéis solares fotovoltaicos a ser instalado no Antigo Lagar da Quinta de São Vicente, bem como as condições de adesão e de partilha de energia para os futuros membros.

Conforme apresentado nas sessões públicas e amplamente disseminado, o formulário de inscrição na CER Telheiras esteve aberto desde 12 de maio até 19 de maio. O critério de seleção dos participantes tinha sido previamente estabelecido como a ordem de chegada. A angariação de participantes para o projeto piloto da CER Telheiras teve 13 vagas disponíveis a serem preenchidas em 13 minutos. Quem não conseguiu vaga e quem não se inscreveu poderá ter nova oportunidade em futuros projetos da CER Telheiras, a serem atempadamente anunciados.

No seguimento das inscrições, foi promovido um encontro informal entre membros e parceiros da CER Telheiras durante o Festival de Telheiras 2023. Tratou-se de um momento de convívio entre participantes e de reforço dos laços comunitários que são a pedra angular do projeto, promovendo a participação ativa e a inclusão social para além da produção e partilha local de energia renovável.

A informação fornecida pelos participantes durante as inscrições foi analisada e tratada cuidadosamente pelos parceiros do projeto com o objetivo de preparar toda a documentação necessária para desencadear o processo formal de licenciamento por parte da Associação Viver Telheiras e o pedido de licenciamento foi submetido por e-mail à Direção-Geral de Energia e Geologia no dia 21 de junho.

Enquanto se aguarda por resposta ao pedido de licenciamento, o grupo de trabalho da CER Telheiras da Parceria Local de Telheiras, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia do Lumiar, continua a avançar com várias tarefas e a preparar os próximos passos do projeto.